Tive meus conflitos com o creme volumizador Small Talk Bed Head. 

Simplesmente, não me acertava com o uso. 

Testei aplicar micro quantidades, quantidades avantajadas, meio-termo… Nada me satisfazia.

O resultado era sempre um cabelo-bléh. Às vezes com uma textura desconfortável (não gosto de cabelo duro, com sensorial de excesso de produto), às vezes com volume insignificante.

Se você conhece a reputação do Small Talk, deve imaginar minha frustração.

Poxa, é um dos volumizadores mais amados do mercado — possivelmente, o mais popular da categoria!

Muito contrariada, cheguei a considerar que, infelizmente, estava diante de um produto que não queria conversa com meu cabelo. Rolava uma incompatibilidade e eu precisava me resignar.


A questão é que, independente do quanto gastei num produto, sempre me dói deixá-lo de lado.

Compro as coisas depois de muita pesquisa. Espero um retorno sobre o investimento, sabe?

Por isso, é difícil eu largar-mão de um cosmético até encontrar seu melhor uso (para mim, no caso). 

Só desisto se a consequência for muito catastrófica. Tipo uma coceira no couro cabeludo ou embolamento nos fios (e olha que nessa última situação ainda insisto bastante antes de me render).

Digo mais: se um produto não dá certo para mim, busco (ao menos) entender o porquê. Assim, posso evitar arrependimentos em compras futuras, fugindo da característica que identifiquei como problemática.

Como o Small Talk Bed Head não me deu alergia nem atropelou meu cabelo (apenas não o deixou bonito), depois de um tempo, achei que deveria dar uma nova chance à relação.

O resultado de minhas experiências — e das formas de uso “alternativas” que encontrei — vou contando por aqui.

Como participante do Programa de Associados da Amazon, sou remunerada pelas compras qualificadas efetuadas.

Chamo de finalização de chuveiro porque isso me parece sintetizar a ideia. Consiste em aplicar finalizador quando encerrar o banho, antes de usar a toalha para secar os fios.

O princípio da coisa é ter os cabelos com muita água para que o produto finalizador possa percorrer o fio com facilidade, proporcionando uma distribuição uniforme e sem excessos.

Você pode fazer o mesmo ao usar borrifador, depois do banho. Mas, pessoalmente, acho mais prático fazer ainda embaixo do chuveiro. 

Tenho cabelos bem finos, ondulados, com pontas ressecadas e costumo obter ótimos resultados quando uso essa técnica ao aplicar cremes de pentear.

Truque para finalizar cabelos ondulados e finos, ressaltando as ondas, ganhar volume, definição e (ainda) obter fios sedosos, macios, com cara de saúde!

Falo mais sobre o assunto aqui Como finalizar cabelos ondulados e finos?


Para aplicar o Small Talk Bed Head na finalização de chuveiro, você segue um passo a passo básico. Lava os fios, condiciona (ou usa o tratamento de sua preferência) e, depois de enxaguar tudo, apenas espreme gentilmente a extensão dos fios, usando as mãos, para retirar um pouco do excesso de água.

O truque é que os cabelos ainda devem estar molhados. Não apenas úmidos. 

Aí você pega 1 ou 2 pumps de Small Talk (mais do que essa quantidade, só se você tiver muito cabelo) e espalha por toda a extensão dos fios, começando pelo comprimento e deixando o “restinho” para as raízes.

Para mim, depois de distribuir o produto com as mãos, é essencial passar um pente. Além de garantir uma aplicação bem homogênea, o pente varre possíveis excessos enquanto deixa os fios mais alinhados, prontos para o processo de secagem.

Agora sim, com o finalizador já devidamente depositado nos fios, você pode usar a toalha. 

Sugiro apenas enrolá-la na cabeça ou pressioná-la com muita suavidade. Você não quer que seu cabelo fique pingando depois do banho, mas o ideal é mantê-lo suficientemente úmido para a modelagem (quer você faça uma escova ou algum tipo de fitagem).

Benefícios do Creme Espessante Small Talk Bed Head 

▪️Amplifica o volume.
▪️Cria corpo e deixa os cabelos com aparência mais espessa. 
▪️Previne o acúmulo de estática e suaviza o frizz.


Dá para deixar o cabelo secar naturalmente com o Small Talk?

Olha, problema não tem. Mas, sem fonte de calor, o efeito de volume não vem

O que dá para fazer (já fiz e funcionou direitinho) é esperar o cabelo secar ao natural e bater o secador rapidinho depois, para ativar o produto.


Pois é, acabei de entregar que a finalização de chuveiro fez Small Talk funcionar em meus cabelos.

Você pode cogitar que isso acontece porque a água dilui o produto e que, portanto, o segredo está na quantidade do volumizador. Seguindo esse raciocínio, se eu usasse uma pequena quantidade nos cabelos úmidos (secos com a toalha, como instrui a Bed Head), eu chegaria no mesmo resultado.

Mas não acontece assim. 

No cabelo mais enxuto, além da aplicação não ser tão prazerosa (a consistência do Small Talk é meio gosmentinha, colenta), com pouco produto tenho resultados insignificantes. O cabelo não ganha nem textura, nem volume (a tendência é que até fique ressecado, já que encontra o secador meio-nu).

Preciso da água para condução do creme. Ela pode até diluir, mas também funciona como veículo, garantindo que o cabelo — por inteiro — receba seu quinhão de agrado.


O bônus da técnica, além de fazer o Small Talk Bed Head efetivamente funcionar em meus fios (entregando volume substancial e texturização agradável — que pode remeter à sensação de fios mais grossos, encorpados), é que não deixa aquele durinho (gel cast) residual. 

Eu sei que esse efeito durinho é normal e ajuda na fixação de modelagens, podendo ser “quebrado” com as mãos, usando um pouco de óleo capilar.

Mas, no meu caso, na hipótese de o Small Talk deixar meu cabelo com um gel cast expressivo, prevejo problemas. 

Não consigo quebrar o durinho de forma satisfatória. Ao invés de trazer maciez, soltar os fios e eliminar o crocante, o óleo parece desandar de vez o volumizador, deixando meus cabelos com ares de exaustão.


No resumo, se você testar o Small Talk nos cabelos úmidos e não curtir, experimente a dica de aplicá-lo nos cabelos molhados — espalhando quantidade suficiente para sentir que toda a extensão dos fios foi contemplada pelo produto. Enluve, penteie e só depois use a toalha para iniciar a secagem.

A impressão será de que você está descobrindo um novo produto.

Se você testar o método da finalização de chuveiro e, ainda assim, achar que o Small Talk “sobrou” nos seus fios, experimente uma alternativa mais radical.

Basta aplicar o produto após higienizar os cabelos, como se fosse um condicionador (sim, ele tem propriedades condicionantes). 

Continuo achando o uso do pente indispensável para melhor distribuição e performance do produto. Mas, se você não tem o hábito de pentear os fios ao aplicar máscaras e condicionadores, pode pular essa etapa.

Aí é só aguardar um tempinho (tipo uns 3 minutos) e enxaguar

Vamos combinar que você não vai enxaguar os cabelos como se não houvesse amanhã. Afinal, seu objetivo não é eliminar completamente o produto. Você quer sentir um leve residual, ok?

Mas te digo que não precisa ter medo da água. O Small Talk não some tão fácil dos fios. 

Desconfiou que enxaguou demais e não sente mais um toque lubrificado e sedoso? Não tem problema, pode aplicar mais um pouco e enxaguar de novo. O cabelo não vai reclamar.


Quando uso o Small Talk Bed Head dessa forma, vejo que ele me dá resultados similares (ou até superiores) a muitas máscaras e condicionadores que prometem volume e encorpamento.

Enquanto o cabelo seca, posso sentir a leve película que ele adiciona aos fios. 

Ao proceder com o secador, o volume se projeta, com muita facilidade. 

Os cabelos ficam macios, com um efeito de texturização bastante sutil.

Embalagem maior de Small Talk Bed Head (com 240ml)
▪️Embora a embalagem de 125ml renda MUITO, o frasco maior pode te interessar (especialmente se vai utilizá-lo em serviços de salão ou pretenda fazer dele seu finalizador diário).


Em comparação à técnica de finalização de chuveiro, o método com enxágue me dá, sim, um pouco menos volume.

Mas, por favor, não imagine volume simbólico. É volume de verdade, que faz o cabelo parecer mais cheio, saudável, sem minguância.

Quanto à modelagem, particularmente, não noto prejuízos. Isso porque a capacidade de conferir estrutura aos fios não vai embora com o enxágue.

Aliás, diria que a estratégia é muito boa para quem deseja destacar as raízes — deixando-as mais altas, desgrudadas da cabeça, sabe? — sem correr risco de errar a mão e saturar os fios.

Dica

Você não precisa, necessariamente, usar um shampoo volumizador em conjunto com o Small Talk. O creme modelador já faz um belo trabalho sozinho.

Porém, se você puder combinar o Small Talk com um produto coerente com sua proposta, será interessante.

Caso ainda não tenha um shampoo de volume favorito, vou te dizer que vale a pena cogitar o Bigger The Better (também da Bed Head). 

Tem outros, claaaaro. Mas a dupla Small Talk + Bigger The Better se complementa muito bem.

O shampoo faz uma limpeza deliciosa, traz leveza absurda e, só pelo diferencial de ser em mousse, na minha opinião, já justifica o investimento. 

Adoro produtos que propõem experiências originais. E Bed Head, tanto por suas embalagens hipnóticas quanto pelas texturas inusitadas, é marca campeã em inovações sensoriais.

Outro ponto que você pode querer considerar é que a fragrância do Small Talk (que a marca descreve como “frutada revigorante”) tem suas peculiaridades. Por ser bastante docinha, eventualmente, pode acabar brigando com o cheiro de seu shampoo habitual.

Com o Bigger The Better (que tem um aroma de conforto, mas ainda com DNA Bed Head), o encontro de fragrâncias fica harmônico.

Pode parecer puro preciosismo se preocupar com perfumes-que-combinam ao usar produtos capilares. Mas, caso esse critério seja importante para você, fica a sugestão.

Já falei que meu cabelo é chegado num ressecamento, né? É uma condição normal, considerando que faço descolorações de tempos em tempos.

Consigo contornar o problema, com cuidados adequados. 

Dentre esses cuidados, o uso de óleos desponta como grande protagonista.

Até posso dispensar o óleo se utilizar um tratamento mais “nutritivo” — nesse sentido, amo o equilíbrio da máscara Yamy de Abacate e a contundência da Moisture Recovery da Joico, por exemplo — ou um creme de pentear que dê conta, sozinho, de dissipar a secura — o finalizador Phytomanga da Widi Care e o Moroccanoil Hydrating Styling Cream são opções excelentes.

Tá, mas e o Small Talk Bed Head nessa história?

Então, para mim, ele não é suficiente para deixar minhas pontas secas saciadas.

Diria até que, em função da texturização que confere aos fios, é possível que resulte num tato mais áspero.

Bom, aqui vale um adendo: é importante observar que produtos volumizantes têm propostas específicas. Alguns podem deixar seu cabelo mais macio e fofo, enquanto outros adicionam volume deixando o fio com uma textura mais palpável. O Small Talk, na minha opinião, se situa nessa segunda categoria.

Por isso, mesmo com truques, o efeito de texturização não será eliminado. Logo, se você deseja o resultado de um cabelo perfeitamente deslizante, sem nenhum vestígio de produto sobre a fibra, talvez Small Talk não seja a escolha certa.

Dito isso, vamos voltar à questão de que o volumizador da Bed Head (de novo, na minha opinião/experiência) pode ser pouco efetivo nos quesitos de hidratação e nutrição.

Isso não será um problema caso seu cabelo esteja lindamente saudável ou use o produto esporadicamente.

No entanto, se optar por fazer do Small Talk seu finalizador do dia a dia, sugiro adicionar um pouco de óleo ao aplicá-lo.

Você pode misturar óleo capilar ao Small Talk na palma da mão e depois espalhar a misturinha nos fios. Acho muito fácil fazer essa mescla, pois a textura do Small Talk aceita muito bem o acréscimo — sem desandar, entende?

Também pode aplicar o óleo antes do creme. Ou por cima do Small Talk (antes ou depois da secagem).

Em doses comedidas, você pode, inclusive, fazer as 3 coisas ao mesmo tempo. Só não vá exagerar na quantidade de óleo e me xingar depois!

Resenha do creme volumador Keune Style Thickening Cream

Se você está atrás de um bom volumador, acredito que esta resenha também possa te interessar ➤ Keune Style Thickening Cream: cumpre o que promete?

“Formulado com Styleze (para volume, corpo e textura, mesmo em condições de umidade extremamente alta), agente antiestático (para evitar acúmulo de eletricidade estática para uma aparência suave com menos fios rebeldes) e pró-vitamina B5 (para reter a umidade do cabelo.).”

Traduzido e adaptado do Site da Bed Head 

Composição completa do Small Talk

Water (Aqua/​Eau), Cyclopentasiloxane, Vp/​Dmapa Acrylates Copolymer, Polyquaternium-37, Fragrance (Parfum), Helianthus Annuus (Sunflower) Seed Oil, Simmondsia Chinensis (Jojoba) Seed Oil, Propylene Glycol Dicaprylate/​Dicaprate, Phenoxyethanol, Cetearyl Alcohol, Helianthus Annuus (Sunflower) Seed Extract, Panthenol, Bacopa Monnieri Extract, Glycerin, Polysorbate 60, Dimethiconol, PPG-1 Trideceth-6, C12-15 Alkyl Benzoate, Disodium EDTA, PEG-4 Dilaurate, PEG-4 Laurate, Sorbitan Oleate, Benzalkonium Chloride, Citric Acid, Iodopropynyl Butylcarbamate, PEG-4, Butylene Glycol, Hexyl Cinnamal, Linalool.

Crédito da imagem de capa: Alejandro Morelos | Unsplash