Quando um produto atinge status de referência e não perde a majestade — mesmo com tantos lançamentos e novas tecnologias querendo seu cobiçado lugar no pódio —, me parece justo (e necessário) dedicar a ele uma especial atenção.

Já falei sobre alguns desses produtos icônicos aqui no blog (a máscara Thérapiste da Kérastase, a linha Morte Súbita da Lola e a Joico Moisture Recovery, só para citar alguns exemplos). 

Hoje, chegou a vez da famosérrima Net Mask Truss

Entra ano, sai ano, a emblemática máscara de efeito teia segue intacta em sua reputação de must-have.

▪️Recomendada para cabelos danificados e quebradiços.
▪️Conta com nano reparação, aderindo às áreas mais porosas dos fios.
▪️Hidrata, nutre e reconstrói os cabelos.
▪️Promove selagem de cutículas


Para falar sobre a Net Mask, dividi o post em tópicos de perguntas — para as quais redigi respostas com base em MINHAS experiências com a máscara, ok?

Sempre bom deixar claro que o conteúdo deste blog é bem pessoal e não tem pretensões de trazer verdades inquestionáveis.

Aliás, se você tiver experiências diferentes, por favor, compartilhe lá nos comentários! Acho que opiniões distintas enriquecem tanto a conversa…

Ah, e caso tenha outras perguntas, não se acanhe! Pode perguntar à vontade que respondo sem preguiça!

Como participante do Programa de Associados da Amazon, sou remunerada pelas compras qualificadas efetuadas.

Avaliação da máscara Net Mask Truss

Perdi a conta de quantos relatos de “a Net Mask salvou meu cabelo” eu já encontrei por aí. 

Sim, testemunhei resultados impressionantes, com transformações inquestionáveis.

Em meus fios, a máscara sempre cai como um bálsamo e traz um embelezamento estupendo.

Contudo, todavia, no entanto… penso que a ideia de alteração radical de um cabelo danificado precisa de ressalvas — do contrário, as expectativas podem acabar frustradas.


A primeira coisa que precisa ser frisada é que transformações/salvamentos promovidos por cosméticos têm caráter temporário

Conforme você lava os fios, os ativos depositados pelos tratamentos vão embora. 

É preciso seguir com uma rotina de cuidados, porque efeito de máscara nenhuma tem pretensão de eternidade. 

Portanto, não espere que baste um uso da Net Mask Truss para recuperar definitivamente os fios. Ou melhor, esqueça o conceito de recuperação definitiva. Para que um cabelo danificado sustente aparência de bonito-saudável é preciso compromisso com manutenção

Não dá para fazer mil estripulias nos fios e embarcar na ilusão de que uma máscara apagará as memórias traumáticas. Acredite, seu cabelo sempre guardará mágoas — independente do quanto se mostre feliz após a aplicação de um tratamento. Experimente deixá-lo sem mimos por alguns dias e prepare-se para encarar a face da revolta.


Segundo ponto importante: ainda que a Net Mask tenha nascido para a vitória, suas conquistas podem ser mais (ou menos) impressionantes, conforme a escolha de seus aliados.

Por exemplo, minhas principais “dores” atuais são pontas que tendem ao ressecamento e fios com muita vontade de embaraçar durante o banho.

Embora a Net Mask exiba muita destreza ao desfazer meus nós e seja uma linda ao promover hidratação e integridade para minhas pontas sofridas, evito deixar a máscara sozinha em sua batalha.

Opto por fazer o tratamento na companhia de um shampoo gentil (gosto muito da combinação com o Kerasys Coconut Oil) e não abro mão de um leave-in e/ou óleo para finalizar o ritual de haircare.

Dependendo do grau de dano do seu cabelo, você também vai precisar de complementos para chegar ao auge da transformação capilar.

Então vou acrescentar mais duas dicas: 

🔹Se puder, faça o teste de utilizar o Uso Obrigatório Truss (ou outro produto equivalente) antes da máscara Net Mask

Me parece que há consenso de que esse truque potencializa o embelezamento dos fios de forma exponencial.

▪️Tratamento instantâneo.
▪️Proporciona ultra desembaraço, força, condicionamento e maciez aos fios.
▪️Pode ser usado como máscara líquida ou finalizador.

🔹Considere adotar uma estratégia pré-shampoo

Gosto de usar óleo vegetal nessa função. Rosa mosqueta, girassol e jojoba são algumas opções interessantes. 

Você pode fazer uma umectação caprichada com esses óleos, caso simpatize com a técnica. 

Mas meu uso habitual é mais simples e rápido. Apenas espalho poucas gotas de óleo nos fios secos, alguns minutos antes de ir ao banho. 

Tá podendo gastar um pouco mais? 

Bom, aí vale cogitar a cera vegana Infusion, também da Truss. Ou no Night Spa — que não conheço pessoalmente, mas me cativa, dadas as avaliações entusiasmadas que leio sobre o produto.

Até onde entendo, o Night Spa seria uma versão home care da Infusion (que é indicado em protocolos profissionais).

Outra alternativa premium para quem deseja se render à etapa pré-lavagem é a máscara Moisture Recovery Joico.

Você pode usá-la como tratamento noturno e ser muito, muito, muito feliz utilizando a Net Mask no dia seguinte.

Se você tem cabelos muito ressecados, vai me agradecer pela dica.



Às vezes, na primeira aplicação que fazemos de um produto, chegamos ao estado de graça suprema. 

Inclusive, o impacto pode ser tão embasbacante que soa irrepetível. 

Já aconteceu com você?

Olha, não quero entrar no mérito de análises que não me competem (não sou técnica, apenas uma consumidora adicta). Porém, na minha interpretação (e experiência) o efeito-UAU costuma ser proporcional à receptividade e carência dos fios.

Quando você entrega algo pelo qual ele anda sedento, a resposta é mais efusiva. 

Já nas situações em que o cabelo anda pleno, as mudanças podem ser bem mais sutis.

Tenho a Net Mask há tempo suficiente para já ter vivido as duas percepções.

Em tempos de cabelos desvalidos, a Net Mask Truss opera milagres, promovendo uma revitalização instantânea. É nítida a melhora absurda dos fios logo após o primeiro uso.

Lógico, como mencionei antes, não se trata de um resgate pra-todo-sempre. Mas é fato que o efeito-UAU tem presença confirmada.

Agora, na hipótese de eu usar a Net Mask na sequência de tratamentos que já estejam saciando os apetites de meus fios, é provável que não role deslumbre com os resultados.


Por que digo isso?

Porque, para avaliar se vale a pena comprar a Net Mask, acho interessante verificar o estado atual de seus fios. 

Se você está precisando de um tratamento potente, há grandes chances de somar sua voz ao coro de “Net Mask salvou meu cabelo”. 

Porém, caso já tenha excelentes máscaras profissionais em seu arsenal e esteja com danos sob controle, existe a possibilidade de que a Net Mask não seja “O” grande divisor de águas em sua saga do haircare. 

Deu para entender?


Bom, dito isso… quero abrir espaço para uma terceira consideração sobre a performance da Net Mask.

Aqui, quero me referir ao uso frequente da máscara — tanto em cabelos severamente castigados quanto naqueles que estão com tratamento-de-salão em dia.

Se você der uma olhadinha em outros posts aqui do blog, verá que tenho uma certa “obsessão” com o uso diário/contínuo de máscaras. Para mim, muitas vezes, é desse modo que se revelam os benefícios máximos de um tratamento.

Antes que você me ache doida, deixa eu te contar que, não raro, a possibilidade do uso diário é indicada pela própria marca (acontece, inclusive, com tratamentos de Kérastase, viu?). 

Claro, nem sempre essa prática será a mais adequada. E isso vai depender tanto da máscara quanto das características do cabelo e também do modo de uso — quantidade de produto e tempo de pausa, por exemplo.

Para ilustrar: se eu inventar de manter a Lola Xapadinha ou a Genesis Kérastase como religião, em poucos dias meu cabelo acabará pesando DEMAIS. Por outro lado, se minha eleita for a Densité (experiência que já fiz e relatei por aqui), meu cabelo dará provas de profunda gratidão.

Descobrir o que funciona (ou não) depende da experimentação, do entendimento do comportamento do próprio fio e da observação do desempenho dos produtos.

Falando especificamente da Net Mask, a Truss sugere o uso de 1 a 3 VEZES na semana.

Então, criatura, se o seu cabelo está bastante frágil e sensibilizado, não economize na frequência de aplicações! 


Posso ser exagerada ao gostar de uso diário, mas me parece um crime muito maior fazer uso quinzenal ou mensal de um cosmético quando, claramente, o cabelo implora por um cuidado intensivo mais assíduo.

De novo, só para exemplificar. Estou usando a Net Mask direto (há mais de uma semana) e tudo o que noto é progresso. 

Aplico no banho mesmo, não me preocupo em estender tempo de pausa e sou comedida na quantidade de produto. Pronto. Tudo muito prático, sem estresse e na confiança de que estou proporcionando aos meus fios uma generosidade que eles apreciam.

Uma hora o cabelo pode acabar pesando? Pode. Aí faço o quê? Simples. Suspendo o uso e fico um tempinho só no shampoo e condicionador (ou uma máscara mais levinha).


Tá, mas será que o uso frequente pode ser uma boa ideia também para quem está com os cabelos pleníssimos?

Ora, se você tem química nos fios ou alguma condição natural que implique em maior ressecamento e porosidade, mesmo fazendo procedimentos no salão, você não irá dispensar um bom produto para manter esse resultado, certo?

Sinceramente, acredito que a Net Mask será bem útil nesse contexto. 

Em vez de usar um monte de máscaras de cronograma, você pode ficar apenas com a Net Mask (que contém ativos das três etapas) e aplicá-la em todas as ocasiões em que usaria uma outra máscara. 

Sem excessos na quantidade e no tempo de pausa, aposto que o equilíbrio da Net Mask irá te encantar.

Kit Truss Net Mask e Uso Obrigatório: taí uma dupla na qual vale a pena investir!

Boto fé que a notável redução de frizz é um dos aspectos que faz da máscara Net Mask uma celebridade.

Lendo avaliações e comentários de consumidores sobre o produto, percebi a ênfase generalizada nesse quesito.


Meu cabelo é bem fino, ondulado, descolorido e, conforme mencionei, com pontas ressecadas. Frizz é um vilão comum em meu dia a dia. 

Me incomoda porque, quando assanhado, o frizz faz meu cabelo parecer um coitado, implorando por corte urgente. 

E não, não é qualquer produto que consegue driblar o problema, especialmente em dias úmidos. 

Nos últimos meses — que foram marcados por muito frio e umidade — me deparei com um frizz ainda mais difícil de contornar. 

Com as temperaturas baixas, meus banhos (e, por consequência, meu ritual de haircare) ficaram mais breves. 

Nada de sair do chuveiro para ficar longos minutos enluvando os fios e aguardar mais não sei quanto tempo para o tratamento fazer efeito. Se a máscara pede 10 ou 15 minutos para atuar, ela que lute para fazer seu melhor em 2 ou 3 minutos.

Resolvi escrever sobre a Net Mask justamente porque tenho a usado dessa maneira e posso dizer que, de longe, foi a máscara que melhor me atendeu, conseguindo a proeza de enxotar o frizz.

No momento em que escrevo, está chovendo. Lavei meus cabelos há horas. Não fiz escova, não usei chapinha, só bati o secador. E meus cabelos estão como? Alinhadíssimos!

Sem frizz, sem queixas. Só leveza, brilho, sedosidade e pontas extraordinariamente saudáveis, esquecidas de qualquer espigamento que já vivenciaram. 

Digamos que você queira investir em uma única máscara capilar. Faria sentido pensar na Net Mask para essa posição?

Olha, se a gente for julgar pelo que informa a Truss — e, se me permite, também pela minha experiência — a Net Mask tem tudo para brilhar na carreira solo.

Com ativos de hidratação, nutrição e reconstrução, a máscara simplifica a vida e pode dispensar a preocupação com cronograma capilar.


No entanto, é aquilo que falei lá no início do post. Seu grau de contentamento vai depender das exigências de seus fios.

No meu caso, a carga lipídica (nutrição) fica aquém das necessidades atuais do meu cabelo. Resolvo isso aplicando um óleo na finalização — ou mesmo por cima da máscara, como ensina o Cabeleireiro Calvo.

Fora isso, ainda que eventualmente eu use a Net Mask apenas com um shampoo básico e opte por deixar os cabelos secarem ao natural (me permitindo a abstenção de leave-ins ou outros finalizadores com proteção térmica), não me vejo disposta a aderir a uma rotina minimalista que exclua o tanto de tranqueiras cabelísticas que adoro usar.


Mas, vamos supor que você esteja pensando em investir na máscara da Truss justamente porque busca um haircare mais enxuto, com o mínimo possível de produtos. 

Aí, te sugiro ao menos duas aquisições extras: um bom shampoo (não precisa ser coisa-cara, só precisa ser daqueles que te dão prazer de usar, deixando seu couro cabeludo limpinho sem arregaçar seus fios) e um óleo capilar com proteção térmica (ele será multifuncional, podendo ser aplicado como tratamento noturno, junto com a máscara, antes de secar os fios e no cabelo seco, para doar brilho e embonitar as pontas).


Dica de óleo que segue como favorito: Absolut Repair Oil (tem resenha sobre o dito-cujo aqui).

Vi profissionais em quem confio muito, em conteúdo isento de publicidade, explicando que o uso de produtos de uma mesma linha — que foram elaborados para funcionar em conjunto, se complementando — pode, sim, implicar em resultados melhores.

No caso da Net Mask, até o momento, a máscara não conta com complementos específicos (shampoo e leave-in da linha, por exemplo). Mas, em protocolos sugeridos pela marca, ela aparece em diferentes combinações.

Tenho apenas um kit de shampoo e condicionador da Truss, o Structure (indicado para cabelos finos e danificados).

O casamento da Net Mask com o shampoo Structure dá super certo e posso revezar a máscara com o condicionador da linha, sem prejuízos na manutenção de cuidados com os fios.

Porém, honestamente, não vejo grandes diferenças de resultados. Caso use qualquer outro shampoo que me atenda bem, o desempenho da Net Mask se sustenta.


Poderia encerrar a conversa por aqui, com a consciência tranquila de que estou sendo sincera ao dizer que, de acordo com minha experiência, não vejo necessidade imperativa de usar a Net Mask com outros produtos da Truss.

Mas… se não fizer um adendo, me sentiria uma canalha ao sonegar informações que podem te interessar.

Seguinte: a Truss tem cosméticos de uso profissional que são a coisa mais poderosa que já testemunhei.

Fiz resenhas de dois desses produtos aqui no blog (o Truss Deep Reconstruction e o Volume Therapy).

Mas PRECISO falar mais sobre os outros itens que conheço (Lipidic, Proteic, Intensive Nutrition e o esplêndido Keratin Recovery, além da cera vegana Infusion).

Por enquanto, fico devendo um conteúdo aprofundado… Mas ficam as indicações para você bisbilhotar:

Produtos Truss da linha Profissional

🔹Keratin Recovery

Simplesmente o MELHOR tratamento de queratina da vida!
Pode ser usado de diferentes maneiras (adoro produtos versáteis).

🔹Truss Volume Therapy

Leave-in profissional para cabelos finos (se te interessar pelo produto, dá uma espiadinha na resenha para pegar outras informações).

🔹Deep Reconstruction Fluid

Um produto que redefine o que você entende por eficiência.
Se quiser entender mais a fundo as ações do produto, dá uma olhadinha na resenha!

🔹Intensive Nutrition

Sela as cutículas, ajuda a reter tratamentos, forma um filme protetor que atua na preservação da cor e integridade dos fios. Efeito brilho gloss.

🔹Truss Proteic

Repõe massa proteica, aumentando a resistência e auxiliando no crescimento saudável.

🔹Truss Miracle Lipidic

Com alta concentração de lipídeos, confere tratamento profissional de nutrição.

🔹Truss Infusion

Cera vegana que funciona como um diferenciado tratamento pré-lavagem.

Se você puder se dar ao luxo de fazer um tratamento de salão com esses produtos, apenas FAÇA. Depois, em casa, mantenha a magnificência dos fios com uso frequente da Net Mask.

Confesso que não vou a um salão há anos e acabei adquirindo esses produtos profissionais aos poucos (depois da primeira experiência, foi um caminho sem volta).

Mas eles são caros, grandes e, realmente, não são destinados ao consumidor final.

Por isso, a sugestão de buscar um cabeleireiro que trabalhe com os itens profissionais da Truss seria o mais viável.

🔹Observação

Cá entre nós, amo usar o Volume Therapy como leave-in após a utilização da Net Mask. 

E também fico nos céus ao aplicar a máscara em conjunto com o Deep Reconstructor.

🔹Observação 2

Recentemente, adquiri o Frizz Zero (produto 3 em 1, que pode ser usado como máscara líquida, finalizador e pré-shampoo), o óleo Uso Obrigatório (lançamento!) e o leave-in Curly Fix — todos da Truss — e pretendo testá-los com a Net Mask. Vou atualizando as experiências aqui no blog!

Pois é, comentei que tenho cabelo ondulado, né?

Minha grande questão com as ondas é que não tenho paciência para aquelas finalizações elaboradas. 

Geralmente, tudo o que faço é deixar a natureza seguir seu curso e o ondulado que quiser aparecer, que apareça.

Percebo que as ondas se anunciam com maior facilidade quando uso cosméticos mais “nutritivos”, sabe? O uso de algum leave-in ou creme de pentear com essa característica meio que faz o trabalho sozinho.

A Net Mask, para mim, não é um produto que, isoladamente, aguça meu ondulado.

Atrapalhar não atrapalha, fato. Mas (de novo, no meu caso) não a enquadraria como potencializadora de ondas.

O que posso notar é que, pela integridade que confere ao fio, ela pode deixar a finalização mais bonita (e sem frizz).

Porém, o efeito ondulado dependerá do finalizador. Se eu não usar um produto adequado depois da máscara, o cabelo tende a secar com mínima definição.



Não é à toa que ando viciada na Net Mask. Para ser mais exata, não é à toa que resolvi destinar minhas economias à compra de novos produtos da Truss. 

Existem marcas cujas formulações parecem ter uma afinidade com meus cabelos finos. E a Truss, até onde pude atestar, se enquadra nessa categoria.

Mas vamos com calma nas constatações.

Na minha opinião, existem máscaras, condicionadores e outros tipos de tratamentos mais oportunos, caso sua meta seja conquistar um volumão ou sensação power de encorpamento.

A Net Mask atua por um caminho diferente. 

Sim, ela encorpa os fios. Mas noto que esse encorpamento não se traduz numa percepção de um fio necessariamente mais grosso e, sim, mais íntegro. 

Diria que a Net Mask entrega mais preenchimento das fibras danificadas do que sensorial de engrossamento, entende?

Precisamente por esse efeito é que o tipo de volume que você pode esperar da máscara tem características peculiares. 

Nada de cabelo armado (lembrando que ela é inimiga do frizz). O que ela entrega é um visual de fios mais homogêneos e saudáveis, da raiz às pontas — o que, por consequência, faz ele parecer mais cheio —  já que ela consegue penetrar nas partes danificadas/afinadas e mimetizar a fibra em seu estado natural.

Portanto, acredito que quem mais se beneficiará da Net Mask será o povo que sofre com cabelo que míngua por conta do afinamento. 

Se você tem cabelo fino, mas virgem ou com baixa porosidade, talvez prefira o efeito de outras máscaras, específicas para doar volume e/ou textura aos fios.



Penso que essa pergunta se conecta à anterior pois, sendo eu uma pessoa de cabelos finos, valorizo muito os tratamentos que conseguem proporcionar um resultado final de leveza, movimento, distante daquele aspecto boi-lambeu.

Mesmo aplicando a Net Mask desde a raiz (sempre em menor quantidade, para evitar resíduos indesejáveis pós-enxágue) e insistindo no uso diário da máscara, nem oleosidade nem peso deram as caras.

Ao contrário, ganho um cabelo muito soltinho, leve (embora bem “reconstruído”), de movimento fácil, com caimento bonito.

Minha dica, caso você use a máscara e sinta que ela trouxe um peso não bem-vindo aos fios, é aplicá-la no cabelo bem úmido (considero a melhor técnica para produtos de efeito teia), usar uma quantidade moderada (uso o equivalente a uma colher de sopa rasa) e observar o tempo de pausa (a Truss sugere entre 5 e 10 minutos; então fique nos 5 minutos — ou até menos — caso seus fios sejam muito delicados).


🔹Net Mask Truss: modo de usar

Quando avalio o custo-benefício de um produto que adquiri, procuro ter em mente o prazer que sinto ao usá-lo e com que frequência o considero como opção certeira para acarinhar minha autoestima.

Sou colecionadora de produtos capilares. Disponho de um número considerável de máscaras. E, em meio a tantos potes, a Net Mask, com seus 550 gramas de produto, está em seu terço final.

Ou seja, para mim, a Net Mask — tal como uma Absolut Repair da vida — é item que faz valer o dinheiro empregado. Ela surge como solução clássica quando entro em dilemas de como agradar meus fios.

Isso significa que ela é imprescindível? 

Conforme pontuei lá no início do texto, caso você já disponha de máscaras potentes, versáteis, que entregam tratamento e embelezamento na medida, penso que a Net Mask não precisa ocupar lugar prioritário em sua lista de compras.

Mas, se você caça (boas) emoções em produtos capilares, não deixe de considerá-la no futuro! 

Crédito de Imagem de capa e início de seção: Pawel Czerwinski | Unsplash e Dynamic Wang | Unsplash