Ia comprar só o leave-in De Repente Sereia Griffus e acabei adquirindo a linha capilar completa.

Mas assim, antes de efetuar uma compra, sempre preciso travar um diálogo interno de autoconvencimento.

Meu lado razoável exige justificativas para os investimentos pretendidos.


Quanto ao leave-in, os motivos auto-alegados envolviam as inúmeras avaliações positivas, o tamanho do frasco (240 ml), o preço convidativo — que, somado à quantidade generosa de produto, implicaria em menos-dó na hora de usar — e a especificidade de um produto capilar para aplicar “antes, durante e após a exposição ao sol, sal e cloro.”

Fora isso, me vi impossibilitada de resistir a um cosmético que leva o nome “De Repente Sereia”, numa embalagem coisa-mais-querida, que já me remetia ao clima de praia.

Ok, meus divertidamente aprovaram a compra.

Mas aí, vi que a linha contava também com um tratamento intensivo

Embalagem de 300 ml, com pump, mesma identidade visual simpatissíssima e a promessa de ser um “salva fios” de ação ultra rápida — coisa de um minuto de pausa para os cabelos seguirem plenos.

Pensa: uma máscara potente, que tem efeito praticamente instantâneo, não é a coisa mais útil & perfeita para os tempos de praia?

Pronto, me convenci de que seria tolice me privar dessa praticidade toda.

Então, o que dizer do óleo e do shampoo De Repente Sereia Griffus?

Péra lá, óleo não: fluido bifásico. Levíssimo e com apelo de “brilho do mar”.

Tá certo, já tenho um monte de óleos (embora um a mais nunca seja má ideia). Mas e fluido bifásico, hein? E que outro produto vem com essa de brilho do mar?

Beleza, mais um produto para o carrinho.

Agora, e o shampoo? Preciso? Não, acho que não… 

Mal completei o raciocínio e minha voz suprema gritou comigo “Criatura, você está doida?!?!?! Que outro shampoo nascido e criado para sol, mar, piscina você tem aí?!?!”.

Pois é, argumento forte. Não tenho nada do tipo.

E foi assim, embasada em pura sensatez, que acabei comprando a linha De Repente Sereia completa.

Tudo sobre os itens da linha De Repente Sereia Griffus.

Como participante do Programa de Associados da Amazon, sou remunerada pelas compras qualificadas efetuadas.

De posse do kit De Repente Sereia, rumei para a praia. 

Foram 7 dias e, em todos eles, lá estavam os produtos presentes.

Junto aos itens da Griffus, outra companhia constante foi a proteína Ela é Carioca da Lola — que faz valer uma resenha só dela (vou providenciar).

Quero falar um pouquinho sobre cada cosmético separadamente, mas sinto necessidade de apressar uma declaração.

Meus cabelos voltaram da praia melhor do que estavam antes de ver o mar.

Isso, confesso, nem nas minhas mais devaneantes expectativas, eu poderia cogitar.


O shampoo foi um lindo, afastando meu maior temor: cabelos embaraçados. 

Nada de ressecamento, nada de nós. E todo esse cuidado enquanto me trazia espuma gostosa, com couro cabeludo limpinho e livre de oleosidade.

A máscara de tratamento intensivo deu SUPER conta do recado. E olha que só usei no banho, com o tempo de pausa mais simbólico possível — se duvidar, acho que enxaguava antes de bater 1 minuto.

Já o fluído bifásico teve uma atuação heróica. 

Levei o óleo Oil Reflections na mala porque, sinceramente, não acreditava que um fluido levinho seria suficiente para acalmar minhas pontas ressecadas. Para minha sorte, alegria e economia, usei o Oil Reflections uma única vez — e nem foi por precisão.

Porém, nessa história, houve um protagonista. Uma figura-chave que, tenho certeza, impactou os resultados de todos os itens. Sim, me refiro ao leave-in De Repente Sereia.

▪️Contém óleo de jojoba (umectante, promove maciez, brilho e nutrição) e complexo de aminoácidos (que mantém a fibra forte, resistente, com elasticidade e sem quebras).

Usei muito-muito-muito o leave-in De Repente Sereia. 

Não apenas quando ia encarar o sol e o mar. Mas após o banho, nos cabelos úmidos — como utilizo leave-ins tradicionais — e também na função de tratamento noturno.

Foi muito fácil me apegar ao produto. Como afirma a Griffus, “sua fórmula leve hidrata e define os fios sem pesar e garante movimento, brilho e maciez.” 

Meu cabelo é fino e ondulado, com tendência ao ressecamento em pontos fragilizados pelas químicas.

O De Repente Sereia respeitou tudo isso. 

Trouxe hidratação imediata, envolvendo os fios em proteção persistente — e de peso pluma.

Cabelos soltinhos, macios, com as ondas no lugar e sem perda de volume. Dá para querer mais do que isso?

Reaplicava o leave-in sempre que me dava na telha. Contudo, era mais por precaução e vício na sedosidade. Porque, em nenhum momento, senti os fios ásperos.

Mesmo usando bastante, passei longe de efeitos indesejados — como visual de cabelo ensebado ou textura esquisita. 


Acredito que, por conta da efetividade do leave-in, o fluido bifásico Brilho do Mar teve desempenho tão absoluto, dispensando óleos mais consistentes. 

A dupla funcionou em harmonia, saciando completamente as vontades de meus fios. 

Amei a combinação. 

Da mesma forma, entendo que a gentileza do shampoo se deve, ao menos em parte, à performance estonteante do leave-in De Repente Sereia.

Vejo que o leave-in atuou como um poderoso pré-shampoo (função em que sigo o utilizando, com total sucesso), preservando a integridade de meus cabelinhos.

E se tirar o leave-in da equação, delegando — exclusivamente — ao tratamento intensivo a responsabilidade pela saúde dos fios, creio que a conta final poderia não fechar.

Aliás, essa é uma boa deixa para dar voz ao Salva Fios De Repente Sereia.

▪️Recupera os cabelos das perdas hídricas ocasionadas pela exposição ao sol, sal e cloro.

Quem criou os nomes dos produtos desta linha? Criatura genial, soube pegar no íntimo — e nas dores — de quem idealiza uma rotina de verão.

Afinal, se você já passou por temporadas de cabelo esbagaçado por conta de mar, cloro e sol, tudo o que deseja é conhecer um antídoto. Não uma máscara que venha com papo de hidratação, nutrição, reconstrução. Mas, sim, um legítimo salvador.

Ao dizer que “salva os fios”, o tratamento De Repente Sereia nos lembra a realidade. Danos são inevitáveis. Então, providencie seu kit de primeiros-socorros. E tome atitudes preventivas.

Contudo, mais do que um nome dos bons, o Salva Fios, na minha visão, tem outro chamariz irresistível: a promessa de resultados instantâneos.

Adoro fazer meu complexo ritual de haircare. Adoro desafiar instruções de fabricantes e deixar máscaras repousando, sem pressa, em minhas amadas madeixas.

Mas gosto dessa paciência toda em casa, não na praia.

Quero aproveitar meu tempo de férias — e, claro, evitar que outras pessoas, esperando pelo banho, queiram me esgoelar enquanto monopolizo o banheiro. 

Certo, tudo muito lindo no campo das ideias. E agora, quanto à realidade?

Usei o tratamento intensivo De Repente Sereia em 6 rotinas capilares da semana. Só interrompi o fluxo para dar vez à máscara Camomila da Lola (que também usei no modo rápido, como se fosse um condicionador) porque queria dar uma iluminada extra nos fios.

Posso procurar defeitos, mas não acho.

O Salva Fios se mostrou digno de confiança.

A válvula pump, a consistência densa e o condicionamento impecável me trouxeram tudo o que precisava: praticidade e cabelos revigorados.

Ah, e deixa eu acrescentar. Meu “modo de uso” foi o mais relapso possível. Nada de tirar excesso d’água dos fios com toalha ou caprichar no enluvamento. 

Apenas apertava rapidamente o cabelo, com as mãos, após o enxágue do shampoo e já tacava o tratamento. 

Como ele tem uma consistência grossinha, adere facilmente aos fios, ao mesmo tempo em que confere um toque deslizante, que auxilia na espalhabilidade uniforme (e ágil).

No resumo, não tive um único dia de cabelo mal-humorado. Só exuberância e maciez extrema.

▪️Devolve luminosidade e maciez a fios opacos e ressecados.
▪️Possui proteção solar.

A Griffus é bastante honesta ao dizer que esse óleo tem textura hiperleve. Guarde essa informação.

Digo isso porque, se você comprar o fluido bifásico De Repente Sereia esperando um substituto de Dark Oil, não vai rolar.

O Brilho do Mar é mais despretensioso. 

Se comporta como uma bruma, bem delicada.

Isso seria um defeito?

De forma alguma, desde que suas expectativas estejam conectadas com o conceito do produto.

Particularmente, como criatura de cabelos finos e ondulados que sou, já me vi agraciada pelo fluido bifásico De Repente Sereia em diversas rotinas de cuidados capilares.

Não apenas com os demais produtos da linha De Repente Sereia, mas também em situações que pedem um finalizador levíssimo.

Para quem tem medo de ver o cabelo murchar com um óleo, é a solução ideal.

Dá para aplicar, tranquilo, tanto nos cabelos úmidos quanto nos cabelos secos (até prefiro, nesse caso), repetindo a dose várias vezes ao dia.

Rotina capilar para cabelo ondulado, com passo a passo de produtos

Outra rotina em que destaco o fluido bifásicoCabelo Ondulado: o que usar para destacar as ondas?

Recompraria este shampoo? Faria dele, novamente, minha escolha para dias de praia? Sem vestígio de dúvida.

Infelizmente, não posso fazer um comparativo do De Repente Sereia com seus concorrentes diretos. Conforme mencionei, lá no início do post, não tenho outros shampoos que se destinem às rotinas capilares de verão.

Até bate a curiosidade. Será que shampoos para a temporada de sol, mar e piscina têm, em comum, o princípio da fórmula equilibrada?

Porque foi isso o que se destacou, para mim, no De Repente Sereia.

Eu sabia que precisava de um shampoo hidratante, pois garanti a peripécia de dar um plus na descoloração de meus fios no final do ano (foi um processo sutil, mas ainda assim, foi uma descoloração) e uso máscaras pigmentantes — que não agridem os cabelos, embora, em contrapartida, digam adeus à cor pela ação de um respiro.

Por outro lado, shampoos super hidratantes — ou mesmo cowashes — não seriam tão efetivos na higienização que o dia a dia de praia demanda.

Digamos, por exemplo, que eu bancasse a chique e levasse um Absolut Repair da vida para uso diário. Me conhecendo, acredito que, após uns 3 dias, já estaria reclamando de couro cabeludo oleoso.

O shampoo De Repente Sereia resolveu o dilema. 

É hidratante — a ponto de cuidar dos fios descoloridos e não arrancar minha tintura — enquanto limpa direitinho, preservando a saúde de meu couro cabeludo.


Não havia experimentado nenhum produto da Griffus até conhecer a linha De Repente Sereia. Comprei para testar mesmo e ver se valia a pena ficar de olho em outros itens da marca. Resultado: fiquei encantada.

Agora, vi que eles lançaram linhas novas, denominadas G-Pró. Uma delas, em especial, está em minha lista de desejos — a “Fios Encorpados”.

Se a Griffus for tão generosa oferecendo encorpamento aos fios quanto se mostrou ao cuidar de cabelinhos-ao-mar… Me converto em consumidora fiel.

Imagem de capa e seção: Unsplash | Clark Van Der Beken