Eu sei: engrossar cabelos finos e ralos é quase uma lenda. 

Pode ser diferente para quem enfrenta um afinamento dos fios em função de procedimentos químicos, uso excessivo de ferramentas de calor ou outras peripécias cabelísticas.

Mas, quem tem cabelos finos de nascença entende que a saga, muitas vezes, parece infrutífera.

Então, vamos combinar que esperar pelo milagre da multiplicação dos fios — e aumento extraordinário de sua espessura — não é a meta mais realista a se ter em mente.

Porém, existem alguns truques, dicas e cuidados que contribuem para que os cabelos atinjam o máximo de volume, corpo e densidade possível

Neste post, vou compartilhar um compilado das melhores táticas que encontrei (e testei) para engrossar cabelos finos e ralos.

Enquanto você lê, avalie quais seriam úteis para sua rotina. Acredito que vale a pena experimentar aquelas que te pareçam mais viáveis e tirar suas próprias conclusões.

Então, sem mais enrolações, vamos às sugestões.

Guia para encorpar cabelos finos e ralos

Primeira etapa: Monte seu arsenal

Como escolher os produtos certos para engrossar cabelos finos e ralos

1. Fique de olho nas características e necessidades do seu cabelo

Sabe aquele shampoo incrível — com perfume fantástico e embalagem tão linda que parece um item colecionável — sobre o qual todos estão falando?

Pois é, se ele não for específico para cabelos finos, ralos e frágeis, há grandes chances de você enfrentar uma profunda frustração ao usá-lo.

Portanto, se você quer evitar jogar dinheiro fora (e virar um descrente da indústria da beleza) revise seus hábitos de compra. 

Mantenha o foco e a objetividade ao escolher shampoos, condicionadores, máscaras, finalizadores e estilizadores para o seu cabelo.

Leia as embalagens e verifique quais as principais promessas dos produtos.

Quando forem anunciados como específicos para cabelos finos, você já estará no caminho certo.

Adicionalmente, procure nos rótulos os benefícios que mais se aproximam dos efeitos que você cobiça — volume, força, encorpamento dos fios, ação antiqueda e antiquebra, por exemplo.

🔸 Produtos que recomendo

Para uma lista com de-tudo-um-pouco — pré-poo, cowashes, máscaras, tratamentos profissionais, condicionadores, finalizadores… —acesse o link: Rotina capilar para cabelos finos e ralos: +32 produtos testados & idolatrados.

Como participante do Programa de Associados da Amazon, sou remunerada pelas compras qualificadas efetuadas.

Características:
▪️Combate a queda capilar e deixar o cabelo visivelmente mais espesso e forte desde a primeira aplicação.
▪️Tem um perfume fabuloso.
▪️Dá um volume instantâneo, enquanto preserva a maciez dos fios.


Dica de Ouro: E se eu te falar que existe um produto profissional (tratamento de salão meeesmo) que afirma aumentar o diâmetro do fio em mais de 8 vezes, com uma ÚNICA aplicação?

Sim, cara-criatura-de-cabelos-finos. Esse produto existe! E ele se chama Deep Reconstruction Fluid, da Truss. Clique no link para conferir a resenha do bonito.

▪️Fluido reconstrutor de altíssima potência, que integra a linha Workstation Truss.
▪️Qualidade absurda com resultados incomparáveis!


[voltar ao índice}

2. Procure por ingredientes que promovam volume, força e encorpamento aos cabelos finos e ralos

O próximo passo para fazer boas escolhas de produtos capilares que possam engrossar cabelos finos é observar a composição dos produtos que você pretende comprar. 

Geralmente, as marcas destacam seus ativos principais na apresentação dos cosméticos.

Então, vale a pena conferir o que informam e fazer pesquisas extras, se você tiver curiosidade.


Espie aqui: Força e Engrossamento Salon Line: resenha da linha completa.


🔸 Exemplos de ingredientes para cabelos finos

Alguns ingredientes que podem ajudar a promover volume, força e encorpamento aos cabelos finos e ralos são:

  • Proteínas: como queratina, colágeno e proteína de trigo, que ajudam a fortalecer e engrossar os fios.
  • Pantenol: também conhecido como provitamina B5, que hidrata e encorpa o cabelo.
  • Cafeína: tem o potencial em estimular o crescimento do cabelo e prolongar a fase de crescimento (anágena) dos fios. Ela pode ser encontrada em shampoos e tônicos capilares para ajudar a aumentar a densidade capilar.
  • Óleo de rícino: contribui para a saúde do couro cabeludo e estimula o crescimento do cabelo, tornando os fios mais espessos e encorpados.
  • Ácido hialurônico: conhecido por sua capacidade de reter água, quando usado em produtos capilares, ajuda a manter os fios hidratados e encorpados, resultando em uma aparência mais volumosa e saudável.
  • Aminoácidos: como arginina, cisteína e metionina, nutrem, reconstroem e fortalecem os fios, proporcionando mais volume e espessura.
  • Extratos botânicos: alguns extratos botânicos, como o extrato de alecrim e extrato de chá verde, têm propriedades antioxidantes e estimulantes que podem ajudar a fortalecer os cabelos e dar volume.
  • Polímeros volumizantes: polímeros como o PVP (polivinilpirrolidona) e o copolímero VP/VA, são comumente usados em sprays e mousses de volume. Eles formam uma película sobre os fios que ajuda a engrossá-los e a manter a forma do penteado.

Embora não seja possível determinar a concentração exata dos ativos presentes nos produtos — a menos que as marcas forneçam essas informações especificamente — é interessante conhecer os ingredientes-chave que contribuem para dar corpo, força e volume aos cabelos finos.
Assim, você pode explorar novos produtos com componentes que ainda não experimentou ou optar por aqueles que contêm ingredientes já comprovados e eficazes para o seu tipo de cabelo.

[voltar ao índice}

Segunda etapa: Adote cuidados pré-lavagem para cabelos finos 

Dicas para lavar cabelos finos e ralos

3. Desembarace os fios antes de ir para o chuveiro

Os cabelos molhados ficam mais suscetíveis à quebra.

Portanto, se você esperar para desfazer os nós quando estiver com os fios encharcados, o risco de danificá-los é bem maior.

Experimente usar um pente de dentes largos ou uma escova de cerdas macias para deixar os fios soltinhos antes de entrar no banho.

Você vai notar que consegue aplicar o shampoo com mais facilidade — e evitar aqueles emaranhados desesperadores.

A escovação prévia também auxilia na remoção de excesso de produtos depositados nos fios, facilitando a higienização tanto do couro cabeludo quanto do comprimento do cabelo.

🔸 Dica pessoal

Gosto de usar a Tangle Teezer (ou escovas similares) para esse propósito, pois ela desembaraça de forma rápida e gentil, sem danificar os fios.

[voltar ao índice}

4. Aplique um tratamento pré-shampoo

Após desembaraçar os cabelos, é hora de experimentar a técnica do pré-shampoo.

Para isso, você pode utilizar máscaras capilares ou óleos vegetais, como o de jojoba ou semente de uva.

O objetivo é proteger as áreas mais ressecadas do cabelo, reduzindo o impacto do shampoo nas partes fragilizadas ou danificadas.

🔸 Como aplicar o pré-shampoo

  • Se optar por máscaras capilares, fique à vontade para espalhar o produto das pontas até um pouco abaixo da orelha.
  • Caso prefira óleos vegetais, o ideal é se concentrar apenas nas pontas dos fios.
  • Use o produto nos cabelos secos.
  • Não há uma medida exata de produto a ser utilizada, mas siga a regra do “menos é mais” se estiver usando óleos ou máscaras potentes.
  • Deixe o pré-shampoo agir por 20 minutos a 1 hora para maximizar sua ação. No entanto, não descarte a técnica ainda que seu tempo seja curto. Mesmo que o produto seja aplicado pouco antes do banho, ele já traz benefícios.
  • Molhe os cabelos e não se preocupe em retirar o pré-shampoo. Ao lavar os fios, o shampoo se encarregará de remover qualquer excesso de produto enquanto você espalha a espuma do couro cabeludo para o comprimento.

🔸 Sugestões baseadas em experiências

Particularmente, vez ou outra, gosto de usar produtos específicos para fazer o tratamento pré-shampoo.

Entre as opções que conheço, destaco a máscara BC Bonacure Fibre Force Bonding Cream da Schwarzkopf, excelente para cabelos danificados. 

Também uso a cera vegana Infusion da Truss. No entanto, ela requer mais atenção quanto à quantidade, tempo de pausa e higienização dos fios. Se você exagerar ou não fizer a remoção da cera seguindo as orientações da marca, ela pode pesar nos fios.

Ambos produtos são tratamentos profissionais. Não devem ser usados no dia a dia e sim em intervalos maiores (a cada 15 dias, por exemplo). 

[voltar ao índice}

5. Faça massagens no couro cabeludo

Incorporar a massagem no couro cabeludo como parte da rotina pré-lavagem traz inúmeras vantagens — especialmente para quem possui cabelos finos e ralos.

A prática tem impacto direto na saúde capilar, resultando em cabelos mais fortes, bonitos e volumosos.

🔸 Benefícios da massagem capilar

Para entender como a mágica acontece (e saber por que vale a pena dedicar uns minutos do seu dia ao carinho com o couro cabeludo) dê uma olhada na lista abaixo:

  • Estímulo da circulação sanguínea: a massagem promove o aumento do fluxo sanguíneo na região do couro cabeludo, o que facilita a nutrição dos folículos capilares e, consequentemente, favorece o crescimento dos fios.
  • Redução do estresse: o ato de massagear o couro cabeludo proporciona relaxamento, contribuindo para a diminuição do estresse, um fator que pode estar associado à queda de cabelo.
  • Distribuição de óleos naturais: a massagem ajuda a espalhar os óleos produzidos naturalmente pelo couro cabeludo ao longo dos fios, proporcionando hidratação e proteção.
  • Desobstrução dos folículos capilares: o movimento das mãos durante a massagem auxilia na remoção de células mortas e resíduos de produtos, permitindo que os folículos “respirem” melhor e encontrem um ambiente propício para cabelos mais fortes, saudáveis e volumosos.
  • Manutenção da saúde do couro cabeludo: a massagem contribui para a prevenção de caspa e irritações, mantendo o couro cabeludo saudável e equilibrado, graças à estimulação da circulação sanguínea e à distribuição adequada dos óleos naturais.
  • Aumento da eficácia dos produtos capilares: a massagem no couro cabeludo facilita a absorção dos ativos presentes nos shampoos e outros produtos de tratamento, melhorando seus resultados e potencializando os efeitos benéficos sobre os fios e o couro cabeludo.

🔸 Passo a passo para fazer uma boa massagem no couro cabeludo

Existem diferentes técnicas para massagear o couro cabeludo.

Mas, aqui, vamos focar em um método simples e básico, que qualquer pessoa pode reproduzir em casa:

  1. Antes de começar, garanta que suas mãos estejam limpas.
  2. Coloque as pontas dos dedos das duas mãos sobre o couro cabeludo, mantendo os dedos afastados uns dos outros. 
  3. Aplique uma pressão suave e faça movimentos circulares, começando na frente do couro cabeludo (próximo à testa) e avançando em direção à parte de trás da cabeça.
  4. Importante: não use as unhas! Em vez disso, prefira as pontas e as almofadas dos dedos — afinal, você quer cuidar do couro cabeludo e não o agredir! 
  5. Alterne entre movimentos circulares mais lentos e mais rápidos, e varie a pressão para estimular diferentes pontos.
  6. Repita o processo por 5 a 10 minutos, garantindo que toda a área seja massageada. 
  7. Depois de massagear toda a cabeça, termine com alguns movimentos suaves de deslizamento das mãos, começando na testa e indo em direção à nuca. Isso ajudará a relaxar ainda mais e a encerrar a massagem.

A massagem capilar pode ser realizada diariamente ou conforme suas preferências.
Quanto mais regular for o hábito, mais evidentes serão os benefícios!


Dica extra: Já que estamos falando sobre couro cabeludo, cabe a sugestão de tratamentos que ajudem a mantê-lo saudável — o que tende a resultar em fios mais resistentes e espessos. Dê uma espiada na resenha da máscara Rapunzel Lola. É uma boa opção a se considerar!


🔸 Minhas observações

Sempre que consigo ser disciplinada e fazer massagens no couro cabeludo com regularidade (pelo menos uns minutinhos, todos os dias), noto diferença — especialmente em relação à queda e densidade dos fios.

Claro, o efeito não é imediato.

Mas sugiro que você preste atenção à flexibilidade da pele nessa região, com o passar das semanas, e observe questões como oleosidade e novos fios.

Pode ser uma impressão minha, mas associo a prática a essas sutis alterações. 

Às vezes, uso escovas massageadoras — como a Scalp Exfoliator da Tangle Teezer. Porém, nesses casos, preciso ter atenção redobrada para não exagerar na pressão.

Me sinto ainda mais feliz quando adiciono um tônico ao ritual.

O clássico tônico de alho da Gota Dourada é imbatível. O problema é que, depois da primeira aplicação, começo a implicar com o cheiro. Sigo em busca de alternativas acessíveis e menos incômodas nesse quesito.

Fazer uma misturinha de um óleo vegetal com gotas de óleo essencial de alecrim é outra estratégia que me agrada — principalmente porque existem estudos que atestam a eficácia do alecrim para a promoção de crescimento capilar.


Meu querido atual é o sérum capilar Principia (clique no link para ver a resenha e entender por que ele me faz tão feliz.


Ah, mais uma dica: experimente ficar de cabeça para baixo para fazer a massagem.
Pessoalmente, não acredito que esse método (conhecido como inversão capilar) ofereça mais benefícios que outras técnicas.
No entanto, acho prazeroso e até mais prático, principalmente quando quero adicionar um óleo à massagem.

[voltar ao índice}

Terceira etapa: Aproveite o banho para engrossar os cabelos (dicas e truques)

Truques, métodos e técnicas que funcionam para encorpar os cabelos finos durante o banho, ao usar shampoos, condicionadores e máscaras de tratamento.

6. Use água morna ao lavar o cabelo

Sim, um detalhe “trivial” como a temperatura da água tem a capacidade de interferir nos seus planos.

Portanto, se a meta é fortalecer e engrossar os fios, ajuste o chuveiro para que seu banho não seja nem escaldante nem um teste de resistência ao frio.

Se você está resistente à mudança, considere estes motivos:

  • A água morna proporciona uma limpeza mais eficaz do que a água fria, dissolvendo a sujeira, a oleosidade e os resíduos de produtos sem a necessidade de esfregar ou usar mais shampoo do que o necessário.
  • Lavar os cabelos com água muito quente tende a causar ressecamento e fragilidade, especialmente em cabelos finos e ralos. A água morna, por outro lado, é menos agressiva e ajuda a manter a integridade e a elasticidade dos fios, prevenindo danos e quebras.
  • A pele do couro cabeludo é sensível e sofre ao ser exposta a temperaturas extremas. Não esqueça que a saúde do couro cabeludo é imprescindível para que seus cabelos cresçam (e se multipliquem) em sua melhor forma.
  • Para quem luta contra o frizz, pontas ressecadas, raiz excessivamente oleosa e cabelos sem volume, a água morna pode ser a solução. Ela promove uma limpeza na medida certa, retira acúmulos de produtos (que pesam os fios) e permite que os shampoos e condicionadores atuem com melhor performance, entregando todos os seus benefícios.

[voltar ao índice}

7. Reserve água fria para o último enxágue

Ao finalizar o banho, experimente enxaguar os cabelos com água fria — desde que não seja desconfortável, claro. 

Além de ajudar a controlar o frizz, esse truque contribui para estimular a circulação sanguínea do couro cabeludo e selar as cutículas dos fios, o que retém a hidratação e os nutrientes nos cabelos, melhorando o brilho e a aparência geral.

[voltar ao índice}

8. Preserve a saúde do seu cabelo com lavagens regulares

Dermatologistas, tricologistas e cabeleireiros têm diferentes pontos de vista neste quesito.

Alguns profissionais recomendam lavar o cabelo todos os dias.

Outros, alertam que as lavagens frequentes podem levar ao ressecamento e maior risco de quebra.

Pessoalmente, sou adepta das lavagens dia sim, outro também.

No entanto, o que entendo é que cada pessoa precisa encontrar seu ponto de equilíbrio.

Lavar a cada dois ou três dias pode ser uma medida melhor para o seu caso, dependendo da sua rotina e tipo de cabelo (o meu é levemente ondulado).

Por outro lado, considere que cabelos finos costumam parecer “murchinhos” e sem vida quando estão sobrecarregados de produtos e sebo.

Ou seja, não é uma boa ideia passar dias revitalizando os fios — e se jogando no shampoo seco para camuflar o excesso de oleosidade.

[voltar ao índice}

9. Não exagere na quantidade de shampoo e condicionador

Quem tem pouco cabelo e/ou fios muito fininhos, tem uma grande vantagem: economiza muito em produtos.

Quer dizer, podemos até sofrer com a facada dos preços de shampoos, condicionadores e tratamentos que prometem engrossar os fios e trazer volume.

Mas esses preciosos frascos costumam durar uma vida.

Essa não é sua realidade?

Bem, então faça um teste: reduza a quantidade de produtos capilares que aplica nos fios.

A começar pelo shampoo: ele não vai operar um milagre se for usado em excesso.

Ao contrário: pode acabar danificando os fios ou, dependendo da composição, até deixar seus cabelos com aspecto oleoso.

Quanto ao condicionador, tenha mais cautela ainda!

A não ser que seja extremamente necessário (ou indicado pelo fabricante), não deixe o produto chegar ao couro cabeludo.

Guarde esse cuidado às pontas, que costumam ser mais ressecadas.


Resenha sugerida: Keune Care Absolute Volume: condicionador para cabelos finos 


🔸 Comentário pessoal

Tive experiências frustrantes com shampoos e condicionadores que prometiam efeitos incríveis.

Me senti enganada por avaliações e resenhas de consumidores que afirmavam ter encontrado o Santo Graal dos cabelos finos em determinadas linhas de produtos.

Teimosa, não me convencia de que reduzir a quantidade poderia ser a chave. 

De certa forma, me parecia um contrassenso a ideia de diminuir para conquistar

Até que cedi às evidências.

Com o condicionador, nunca fui das mais exageradas.

Mas passei a reduzir ainda mais a quantidade (há quem diga que apenas a quantidade equivalente a uma ervilha basta 🤷‍♀️) e me concentrar nas partes mais sofridas do cabelo.

Antes, até por descolorir o cabelo de tempos em tempos, insistia em chegar próximo à raiz. 

Prefiro passar pouco produto (depois de retirar o excesso de água com as mãos mesmo) e, se após o enxágue notar que o efeito não foi o esperado, aplico mais um pouquinho nas pontas e enxáguo novamente. Vejo que funciona melhor assim.

Já em relação ao shampoo, independente do produto ser de farmácia ou super profissional, fiz alterações mais drásticas. 

Claro, nunca enchi a mão de produto para lavar os cabelos.

Porém, notei que podia usar a metade do que costumava aplicar (e obter a mesma quantidade de espuma e sensação de limpeza) desde que fizesse uma espécie de lavagem prévia, só com água, massageando o couro cabeludo.

Assim, mais do que esperar que o chuveiro dê conta de criar o ambiente perfeito para o shampoo agir, eu garanto que o couro cabeludo e as raízes dos fios (onde devemos focar ao aplicar o shampoo) estejam realmente bem saturados de água, facilitando — muito — a espalhabilidade e ação do shampoo.

A partir desses pequenos ajustes, percebi que muitos produtos passaram a me atender melhor.

E digo o mesmo em relação a leave-ins.

Até em casos de volumizadores, aprendi que reduzir a quantidade é o grande segredo para evitar decepções.

[voltar ao índice}

10. Experimente o método “pulsing” ao usar condicionador para cabelos finos

Independente da curvatura do seu fio, os benefícios de “amassar” os cabelos enquanto aplica o condicionador podem te entusiasmar.

A técnica é recomendada por Jen Atkin, fundadora da marca Ouai e cabeleireira de celebridades (como Jennifer Lopez, Bella Hadid, Kendall e Kylie Jenner).

🔸 Como amassar o cabelo com condicionador

O passo a passa da técnica “pulsing” é simples:

  1. Após lavar os cabelos com shampoo e enxaguar completamente, aplique o condicionador em todo o comprimento dos fios, concentrando-se nas pontas e evitando as raízes.
  2. Com as mãos, aperte gentilmente os cabelos (como se estivesse espremendo uma esponja) em movimentos rápidos e repetitivos, de cima para baixo. Essa ação de “pulsar” ajuda a distribuir o condicionador uniformemente e garantir que os fios absorvam o produto de maneira eficiente.
  3. Continue “pulsando” o condicionador em seus cabelos por aproximadamente um minuto, ou até sentir que o produto foi distribuído uniformemente.
  4. Deixe o condicionador agir pelo tempo recomendado na embalagem, normalmente alguns minutos, e enxágue completamente com água fria ou morna para fechar as cutículas e selar a umidade.

Observação: A técnica “pulsing” também pode ser usada para aplicar máscaras de tratamento. Nesse caso, siga as mesmas etapas que você faria ao aplicar o condicionador.

[voltar ao índice}

11. Considere aderir à técnica da lavagem reversa

A lavagem reversa (ou “reverse washing”) é uma abordagem diferente para aplicar shampoo e condicionador, na qual você inverte a ordem dos produtos.

Ou seja, em vez de aplicar primeiro o shampoo e depois o condicionador, você higieniza os fios seguindo a ordem contrária. 

É semelhante ao que você faz ao usar o pré-shampoo.

Porém, com a lavagem reversa, você usa o condicionador (ou creme de tratamento) embaixo do chuveiro.

🔸 Vantagens da lavagem reversa para cabelos finos

Quem luta para engrossar os fios e ganhar um volume extra, pode encontrar na técnica de lavagem reversa um bom aliado. Veja por que:

  • Menos peso e mais volume: ao aplicar o condicionador antes do shampoo, você remove qualquer resíduo do condicionador que possa pesar nos fios, deixando-os mais leves e volumosos. Você pode notar que seus cabelos parecem mais cheios e com movimento natural.
  • Limpeza na medida certa: cabelos finos podem ficar oleosos rapidamente, fazendo com que fiquem “grudados” ao couro cabeludo. A lavagem reversa permite que o shampoo remova o excesso de sebo e resíduos de condicionador, garantindo que os cabelos fiquem limpos por mais tempo. Se você costuma lavar os cabelos todos os dias devido à oleosidade, com esse método é possível que você aumente o intervalo entre as lavagens, pois os cabelos permanecerão bonitos e soltinhos por mais tempo.
  • Proteção e redução da quebra: como cabelos finos são mais propensos à quebra e danos, aplicar o condicionador antes do shampoo pode ajudar a proteger os fios durante a lavagem. O condicionador funciona como uma barreira, desembaraçando e condicionando os cabelos antes de expô-los ao shampoo. Você pode perceber menos cabelos quebrados no ralo do chuveiro ou na escova após adotar a lavagem reversa.
  • Melhora na textura e maleabilidade: quem tem cabelos finos e ralos costuma ter dificuldade para estilizar e manter os fios no lugar. Ao inverter a ordem dos produtos no chuveiro, você pode achar mais fácil criar penteados que mantenham seu formato e volume ao longo do dia.. 

“No geral, a lavagem reversa vai ajudar na saúde e na hidratação, além de reparar o cabelo antes da etapa de limpeza. O diâmetro do cabelo [também] aumentará e parecerá maior por mecha. Portanto, o cabelo pode parecer mais denso – inclusive nas raízes, que podem parecer levantadas e não tão planas.”

Craig Ziering, dermatologista, cirurgião especialista em transplante e restauração capilar, em entrevista a Byrdie.

🔸 Passo a passo da lavagem reversa

  1. Molhe completamente os cabelos com água morna.
  2. Aplique o condicionador no comprimento e nas pontas dos cabelos, evitando a área próxima ao couro cabeludo. Massageie bem e deixe agir por alguns minutos.
  3. Depois do tempo de pausa, enxágue o condicionador completamente com água morna.
  4. A seguir, aplique uma pequena quantidade de shampoo no couro cabeludo e massageie delicadamente com as pontas dos dedos, em movimentos circulares. 
  5. Deixe a espuma do shampoo escorrer pelos fios, promovendo uma limpeza suave. 
  6. Enxágue bem para remover o shampoo completamente.
  7. Se achar necessário, depois do banho, aplique um leave-in (bem leve) e siga sua rotina de estilização dos fios.

🔸 Minhas percepções sobre a técnica

Primeiro, acho interessante alertar que fazer da lavagem reversa o padrão de higienização dos fios não é lá muito aconselhável.

Digo isso com base em comentários de profissionais que li quando me interessei pela técnica.

Porém, essa avaliação não é unânime.

Por exemplo, em entrevista ao site da Byrdie, a dermatologista Purvisha Patel (fundadora e proprietária da Advanced Dermatology and Skin Cancer Associates) afirma que, se você ficar feliz com os resultados, pode usá-la sempre que lavar o cabelo.

Prefiro não ser radical.

Faço a lavagem reversa de vez em quando, conforme a vontade do dia.

Talvez porque, até agora, não tenha observado incríveis diferenças ao inverter a ordem dos produtos.

Porém, se desejo condicionar toda a extensão dos fios — principalmente quando eles andam embaraçando mais que o aceitável — aí invisto na técnica. E ainda adiciono mais um pouquinho de condicionador depois do shampoo.

Na realidade, o que faço com mais frequência é o seguinte: se pulei o pré-shampoo, aplico o condicionador primeiro.

Depois de uma breve pausa, vou para o shampoo.

Enxáguo tudo muito bem e finalizo com o condicionador (ou máscara) normalmente.

Essa estratégia me parece ser a melhor dos dois mundos e traz praticidade — já que não preciso abrir mão dos benefícios do pré-shampoo, mesmo que tenha esquecido de usá-lo antes de entrar no banho.

[voltar ao índice}

Quarta etapa: Adicione volume e corpo aos fios na hora de secá-los

Como engrossar cabelos finos e ralos na hora de secar os fios

12. Seja gentil com seus cabelos

Ao secar os cabelos, o segredo é a delicadeza. Nada de esfregar a toalha ou torcer os fios para agilizar o processo! 

Aqui, há duas alternativas: você pode pressionar a toalha nos fios e couro cabeludo ou fazer um turbante, envelopando os cabelos para que a toalha possa absorver o excesso de água. 

Porém, se optar por ficar com a toalha na cabeça, não exagere no tempo. Abafar os cabelos e o couro cabeludo não é uma boa ideia. Um intervalo de 5 a 10 minutos é mais que suficiente e não irá comprometer a saúde dos seus fios.

[voltar ao índice}

13. Substitua a toalha tradicional 

Toalhas de microfibra são mais suaves e absorventes.

Na ausência dessa opção, experimente trocar a toalha por uma camiseta de algodão. Além de ajudar a reduzir o frizz, as camisetas são mais leves e, ao fazer um turbante com elas, notará que não “puxam” os fios — o que pode acontecer quando enrolamos os cabelos com uma toalha comum.

[voltar ao índice}

14. Aplique um produto pré-secagem específico para dar volume e engrossar cabelos finos e ralos

As possibilidades de produtos capilares com essa função são múltiplas.

Existem sprays, mousses, cremes… São texturas diferentes e os ingredientes promissores também costumam variar. 

Então, se você já testou algum leave-in ou finalizador que prometia encorpar os fios ou aumentar o volume, mas não gostou do resultado, não desista tão rápido.

Pesquise outras propostas, experimente novas texturas. E lembre de não pesar a mão!

🔸 Nota pessoal 

Muitos cosméticos capilares volumizantes ou “encorpa fios” devem ser distribuídos uniformemente, da raiz às pontas. Mas isso não é regra. Portanto, leia as orientações do fabricante. 

Em alguns casos, o produto pode ser aplicado em toda a extensão dos fios e, ainda assim, não parecer o melhor uso. Isso é bastante particular e costuma ter relação com o estado dos seus fios.

Alguém que está apenas com as pontas afinadas, por exemplo, pode preferir concentrar um produto espessante apenas nessa parte do cabelo.

Outras pessoas podem gostar do efeito volumizador nas raízes, mas não aprovar o resultado que ele dá ao comprimento dos fios.

Nessas situações, em vez de descartar o produto, faça seus ajustes! 

Concentre o produto onde ele brilha. E aplique outro produto — ou não use nada — nas seções em que ele deixa a desejar.

Resenha do creme volumador Keune Style Thickening Cream

Espie tambémResenha do Keune Style Thickening Cream — creme volumador e encorpa-fios.

[voltar ao índice}

15. Espere o cabelo secar naturalmente antes de usar o secador

Aguarde até que seu cabelo esteja praticamente seco para, então, aplicar calor. Ou dispense o secador de vez.

Cabelos finos e ralos já são mais suscetíveis a danos, e reduzir a exposição ao calor ajuda a manter a saúde e a integridade dos fios.

Como envolve menos manipulação dos fios, a secagem ao ar livre também diminui a quebra e a queda de cabelo, especialmente se forem tratados com delicadeza durante o processo de secagem.

Bônus adicional: menos frizz e mais volume.

[voltar ao índice}

16. Ajuste a temperatura do secador de cabelos

Se não for possível secar os cabelos naturalmente, tente usar o secador no modo frio. 

Ainda que demore mais tempo, reduzir a temperatura compensa. Você conquistará um volume maior — enquanto seu couro cabeludo agradece.

O frio não combina com você?

Tudo bem. A temperatura morna (intermediária) já ajuda bastante.

O ar quente (sem exagero) pode ser mais confortável e ativar os produtos volumizantes ou espessantes que você usou, sem causar prejuízos.

[voltar ao índice}


Acabou? Nada! Espera um pouquinho que já te conto mais!

🔹 Shampoo para cabelos finos: 12 produtos para aumentar o volume e fortalecer os fios.

🔹 Melhores produtos para cabelos finos que já usei (até o momento) 

🔹 Máscara Engrossadora Glatten: resenha de uma verdadeira poção para cabelos finos.

[email protected]