Andei pesquisando produtos específicos para cabelos claros. Queria alguma coisa que pudesse adicionar um brilho extra aos fios.

Achei que teria à disposição uma infinidade de cosméticos sedutores.

Claro, encontrei opções interessantes. 

Mas me senti carente de algo que respondesse exatamente às minhas expectativas — especialmente no quesito finalizadores.

Até que me deparei com a proposta do Fluido Iluminador Acquaflora Sol Mar Piscina:

“Realça os reflexos dourados de cabelos naturais ou coloridos durante a exposição ao sol, proporcionando brilho dourado natural.

Contém sais minerais que, aliados a silicones termoativos, promovem ação condicionante, protegendo os cabelos contra as agressões causadas pelo sol ou tratamentos térmicos, além de auxiliar na remoção dos resíduos acumulados nos fios.

Composto vegetal com fitopigmentos da Camomila e da Cúrcuma, que atua nos cabelos de forma a atribuir um tom mais iluminado.”

Para mim, essa descrição soou como o canto da sereia.

Como participante do Programa de Associados da Amazon, sou remunerada pelas compras qualificadas efetuadas.

Primeira coisa a ser dita é que o fluido iluminador Acquaflora não é exatamente um finalizador.

A marca o posiciona como um produto que pode ser aplicado nos cabelos úmidos ou secos, durante a exposição ao sol.

Conferindo a composição, encontrei apenas um silicone (o PEG-12 Dimethicone), que não é dos mais potentes em termos de proteção térmica. 

Logo, se a ideia é adquirir um cosmético para usar antes de secador ou chapinha, seria melhor investir no Hidratante Condicionante Sem Enxágue ou no Fluido Protetor Condicionante — ambos da linha Sol Mar Piscina, indicados logo abaixo.

Porém, o que fez meus olhos sorrirem foi a promessa de brilho e reflexos dourados (que se justifica pela presença dos extratos de camomila e cúrcuma na fórmula). Essa foi a característica que destacou o iluminador em relação aos concorrentes, pois a maior parte dos produtos que encontrei ofereciam brilho resultante de blends de óleos e silicones — ou adicionavam efeito matizador.

Adoro óleos e tenho meus matizadores. Mas eu queria algo diferente, sabe?

Assim, me investi de liberdade poética e decidi que, sim, o fluido iluminador Acquaflora seria meu novo leave-in e me acompanharia em finalizações do dia a dia. Mesmo que sol-mar-piscina não fizessem parte da equação.

Não me pareceu uma grande subversão — era só não contar para meus cabelos que o único cloro que eles encontrariam seria o do chuveiro.

▪️Embalagem com 120ml.
▪️Potencializa o brilho e os reflexos de cabelos claros.
▪️Ação condicionante.

Segundo as instruções da Acquaflora, você pode borrifar o fluido nos fios tanto nos cabelos secos quanto úmidos e reaplicar após cada mergulho.

Pelo que li nas avaliações do produto, as pessoas estão bem satisfeitas com essa forma de uso.

Como estou longe da praia (mas quero que ao menos meus cabelos revivam sua memória), tenho utilizado o iluminador depois do banho — e sigo com a vida, normalmente.

Ele não requer enxágue. Então, esse uso alternativo me parece perfeitamente aceitável.

Enfim, tenho feito desse modo e os resultados que obtenho são os seguintes:

Começo rasgando elogios ao fluido iluminador Acquaflora Sol Mar Piscina por esse aspecto porque, sinceramente, não esperava o bônus (abundante) do toque macio que ele confere.

Na verdade, quando fiz o primeiro teste (borrifei um pouco de produto nos cabelos secos) pensei que o efeito seria o contrário porque, de imediato, ele deixou meus fios mais rígidos. 

Porém, uns minutos depois, o poder condicionante se anunciou.

Quando você aplica nos cabelos úmidos, a sensação de enrijecimento também pode dar as caras no primeiro momento (suponho que em função dos aminoácidos).

Parece que vai-dar-ruim, até você descobrir que dá-ótimo.

Mas ótimo meeeeesmo.

É maciez digna de se apreciar fechando os olhinhos.

Era brilho dourado que eu queria, não era? Pois tive logo uma overdose de sol nos meus fios.

Me parece que a Acquaflora agiu sem miséria na hora de acrescentar camomila e cúrcuma na formulação.

Aliás, acho que a marca é muito modesta ao apresentar os predicados do seu iluminador. 

Tenho uma coleção de produtos que prometem brilho. Nenhum é tão contundente e eficiente quanto o fluido Sol Mar Piscina.

Resenha Wella Oil Reflections: shampoo, máscara e óleo.

Também pode te interessarResenha Wella Oil Reflections: linha de produtos que promete (e entrega) MUITO brilho e controle do frizz.

Agora, não imagine que o dourado radiante do iluminador seja algo cansativo. Ele se integra aos fios, criando uma aura assustadoramente natural

Não há quem diga que seus cabelos contam com alguma ajuda para atestarem luminosidade.

Os tais reflexos dourados — prometidos na descrição do produto — se distribuem de forma linda. 

Mesmo na luz artificial, os fitopigmentos cintilam, fazendo seus cabelos parecerem tingidos por um sopro de ouro-do-céu.

Qual o medo número 1 de uma pessoa de cabelos finos? 

Exatamente: ver os cabelos minguarem com a utilização de cosméticos. 

A gente foge de tudo que possa pesar os fios e trazer um aspecto sofrível de oleosidade.

Pois então… Eis outra particularidade (inesperada) do fluido iluminador Sol Mar Piscina.

Embora a textura líquida pudesse sugerir leveza, na prática, a gente sabe que a consistência do produto não manda no movimento dos fios.

O leave-in Genesis da Kérastase, por exemplo, é líquido. Mas ouse se empolgar na aplicação e prepare-se para encarar cabelos tímidos (e um visual “lambido”).

Já com o iluminador Acquaflora, a história ganha final feliz. 

Vejo meus cabelos soltinhos e, como também ficam muito macios (sensorial que vai se acentuando, com o passar das horas), o resultado é de uma aparência mais cheia.

Se você também quer que seus cabelos fiquem mais saltitantes, experimente esta tática: aplique o finalizador da raiz às pontas. Tenho feito isso com todos os leave-ins e é um caminho sem volta. 

O truque máximo é adicionar o produto nos cabelos bem úmidos, porque aí ele adere bonitinho aos fios, sem causar efeitos colaterais indesejados.

E pode caprichar nas raízes. Com ajuda do leave-in, elas ganham um pouco de estrutura, deixando os fios mais projetados e “descolados” da cabeça.

Lógico, não é como se você estivesse usando um laquezão — e nem substitui sprays texturizadores ou volumizador. O efeito é bem mais sutil. Particularmente, acho muito bonito, porque fica bem natural.


Espie também: Meu truque favorito para finalizar cabelos ondulados e finos 


O objetivo do fluido iluminador Acquaflora Sol Mar Piscina não é trazer encorpamento, vamos deixar claro. Porém, acredito que a composição do produto acaba contribuindo, ainda que indiretamente, para esse efeito.

Talvez, quem tem cabelos mais grossos e/ou pouco danificados, sequer perceba qualquer alteração.

Agora, num cenário de porosidade e espessura mínima (meu caso), tudo que dê uma leve “preenchida” nos fios chama a atenção.

Mas acho importante manter as expectativas no lugar. Na minha experiência, mesmo produtos que alegam engrossamento dos fios acabam tendo um desempenho singelo.

Então, se a ideia é sentir o fio mais forte, como se estivesse “encapado” por uma película, melhor apostar em outros tratamentos.

Me ocorre, neste momento, que seria uma boa combinar o fluido iluminador ao shampoo e condicionador Kerasys Volume Ampoule — justamente para acrescentar esse efeito de filme espessante. Será o melhor de dois mundos? Vou testar.

Em relação a finalizadores que promovem sensorial de fios mais grossos, para mim, até hoje, o PLI Tecni Art da L’Oréal é imbatível. 

Meu cabelo é tipo napolitano. Nas raízes/topo é natural (um tom de loiro mais escuro). No comprimento, os fios passaram por uma descoloração. E, nas pontas junkies, coleciono químicas. 

Adicionalmente, uso máscaras pigmentantes — porque gosto de brincar com cores de cabelo.

Enquanto cogitava a compra do fluido iluminador Acquaflora Sol Mar Piscina, fiquei um pouco receosa de que o efeito dourado pudesse interagir com os pigmentos artificiais, alterando a coloração dos fios.

No entanto, em vez de comprometer a cor, ele a acentuou.

A impressão que dá é que o brilho reaviva a tintura. 

Inclusive, como estou há um tempinho sem retocar a cor, o iluminador parece suavizar o processo de desbotamento, impedindo que os cabelos fiquem pálidos e sem graça nesse intervalo.

Enquanto a coloração ganha uma sobrevida, o loiro vai conquistando território. 

Geralmente, enquanto meus fios desbotam, fico com um tom mais esverdeado (uso máscaras pigmentantes de cores frias). Desta vez, onde a pigmentação foi embora, o que tenho são mechas beijadas pelo sol.

Até nos fios naturais o loiro faz primavera. Está mais aberto e vibrante.

O que me intriga é que não há água oxigenada ou qualquer outro ativo na composição do iluminador Sol Mar Piscina que possa descolorir os fios.

Seria tudo efeito da camomila e da cúrcuma?

Bom, o spray também conta com Disodium EDTA, que pode funcionar como um agente quelante (ajudando a remover minerais e outras impurezas dos cabelos).

Estaria certa em supor que o Disodium EDTA colabora para evidenciar a luz natural dos fios — e afugentar resíduos que impedem o loiro de brilhar?

Olha, não sei. 

Só sei que há muito tempo não me via tão loira — enquanto mantenho a integridade dos fios.

🟫 Custo-benefício: Até difícil julgar, porque desconheço um produto que faça exatamente o mesmo que o Sol Mar Piscina da Acquaflora. Mas achei o preço convidativo. 

A embalagem é de 120ml e promete durar bastante. O problema é que dei uma bela viciada no negócio e já estou com medo de ficar sem. A meta é fazer um estoque — e adquirir, junto, outros itens da linha.

🟫 Fragrância: Taí um aspecto que, logo de cara, não curti. O cheiro, assim que você borrifa o fluido, é bastante forte e “químico”. Mas, conforme o cabelo seca, o perfume se altera e fica agradável. 

Em combinação com cosméticos capilares com fragrâncias mais proeminentes, o fluido iluminador fica discreto e não disputa protagonismo de perfume.


Falando em produtos capilares perfumados… Dá uma olhadinha na resenha da linha OX Mari Maria Vita Glow.

Aliás, gostei muito de usar o iluminador em combinação com o sérum finalizador da Vita Glow. As pontas sofridas esquecem todas as suas mágoas.


🟫 Cor e textura: O produto faz jus ao seu nome e realmente é bem, bem líquido. Posso descrevê-lo como uma aguinha, de cor amarelo-ovo (considerando que não contém corantes artificiais, a pigmentação deve ser resultado dos extratos de camomila e cúrcuma).

Ah, e é um total de zero-oleoso.

Aqua, Propylene Glycol, PEG-12 Dimethicone, Acetamide MEA, Cocos Nucifera (Coconut) Water, Chamomilla Recutita Flower Extract, Olive Oil PEG-7 Ester, Saccharomyces Cerevisiae Extract, Glycerin, Parfum, PEG-40 Hydrogenated Castor Oil, Disodium EDTA, Butylene Glycol, Betaine, Crocus Sativus Flower Extract, Curcuma Longa (Turmeric) Root Extract, Sodium PCA, Sorbitol, Polyquaternium-7, Cocos Nucifera (Coconut) Fruit Juice, Serine, Glycine, Glutamic Acid, Alanine, Arginine, Lysine, Threonine, Methylchloroisothiazolinone/Methylisothiazolinone, Proline.

Por enquanto, só conheço pessoalmente o fluido iluminador. Mas não custa compartilhar outros itens de desejo (cobiço sobretudo o óleo, o hidratante sem enxágue e o shampoo da linha).

▪️Com filtro solar, protege os cabelos expostos à ação do sol, água do mar ou piscina, evitando seus efeitos prejudiciais.

▪️Hidrata, desembaraça e elimina o frizz. 
▪️Possui proteção contra os danos da radiação solar e danos térmicos ocasionados por secadores e pranchas.

▪️Pode ser usado para proteção solar, proteção térmica, umectação e finalização.
▪️Reputação de queridinho no TikTok.
▪️Rumores de que é muito similar ao Óleo Wella Oil Reflections!

▪️Trata, regenera e nutre profundamente os cabelos expostos ao sol, água do mar e cloro.
▪️Livre de parabenos, óleo mineral e vaselina.

▪️Limpa delicadamente.
▪️Embalagem com 300ml.

▪️Desembaraça instantaneamente e hidrata os cabelos.
▪️Embalagem com 300ml.

Criatura… experimenta combinar o fluido iluminador Acquaflora com os itens da linha Camomila da Lola.

O brilho atinge um patamar assustador. Sério. De ofuscar o sol.