skincare, haircare e mindcare

Máscara Rapunzel Lola: resenha do tratamento fortificante para crescimento capilar

Comprei a máscara Lola Rapunzel por 3 motivos. 

Primeiro, porque ela pode ser aplicada no couro cabeludo. 

Estou num momento de scalp care total. Em busca da densidade perdida (em função de infinitas químicas), resolvi que é hora de dar mais atenção ao nascedouro dos fios.

Aí, vem o segundo motivo para me animar com a máscara Rapunzel: os ativos da fórmula. 

Cafeína, alecrim, jaborandi, guaraná, arnica, urtiga, sálvia… A composição soa como um suco-de-luz para os folículos capilares.

Terceiro e definitivo motivo da compra: o tônico e o leave-in (milk spray) da linha Rapunzel ocupam lugar de honra entre os produtos mais fantásticos que já testei. Pensei “se a máscara é da família, preciso conhecer”.

Como participante do Programa de Associados da Amazon, sou remunerada pelas compras qualificadas efetuadas.

Acho que o que eu mais queria era que a máscara Rapunzel tivesse a mesma fragrância do milk spray. Me sinto a pessoa mais perfumosa sempre que uso o leave-in. O cheiro fixa nos fios e na autoestima.

Lola não me desapontou. O perfume é idêntico.

Dizem que o shampoo Rapunzel tem a mesma característica. Fiquei tentadíssima a incluí-lo no carrinho. Mas as avaliações me deixaram com um pé atrás. Pelo que consta, ele tende a ressecar os fios.

Voltando à máscara. Ela promete fortalecimento, redução de queda e estímulo ao crescimento capilar.

São objetivos gloriosos, mas entendo que eles não ocorrem rapidamente. 

Investir em produtos com essas finalidades exige um voto de fé.

Também não acredito que o uso semanal de um cosmético faça milagres. Se o intuito é reduzir a queda e ativar o modo crescimento, creio que o ideal seja seguir uma rotina mais completa. 

Portanto, considerei que a máscara seria um aditivo, não um protagonista em meu “Projeto Rapunzel”.

Minha sugestão, caso você esteja em busca de cabelão e densidade master, é encarar a máscara da mesma forma. Um tônico ou sérum capilar de uso diário, provavelmente vão te atender melhor num (relativo) curto prazo.

Apenas em relação a um quesito minhas expectativas com a máscara Lola Rapunzel não se concretizaram. Por ser fortificante, esperava notar um tantinho de encorpamento nos fios. 

Veja bem: a máscara não promete esse efeito. Eu que criei a idealização.

Porém, li comentários de pessoas que afirmam obter cabelos mais encorpados e cheios com a máscara. 

Deduzo que a percepção seja diferente em função das necessidades dos fios.

Talvez ela ajude a engrossar cabelos menos fininhos que os meus, menos danificados ou que sigam outros rituais de cuidados. Enfim, a sorte de ganhar um plus na espessura dos fios, não tive.

Tenho minhas reticências quanto a classificar máscaras como hidratantes, nutritivas ou reconstrutoras. Mas entendo que essa categorização ajuda a calibrar as ambições de uso.

No caso da máscara Rapunzel, a Lola informa que o tratamento tem função hidratante. 

Ou seja, se você segue o cronograma capilar, inclua a Rapunzel na etapa de hidratação.

Não sigo cronograma, mas presto atenção nas respostas de meus cabelos. E, na minha experiência, posso atestar: a máscara Rapunzel corresponde ao seu rótulo.

Características:
▪️Embalagem com 450g
▪️Atua na prevenção da queda, promove força e resistência aos fios.
▪️Indicada para o cronograma de crescimento dos fios.

Agora, deixa eu explicar uma coisa: meu cabelo é tipo napolitano. 

Tem uma parte “virgem” (entre aspas, porque danos ambientais e térmicos também contam), uma parte menos agredida pela química e, por fim, as pontas junkies.

A hidratação promovida pela máscara Rapunzel é sob medida para a parte de meus fios mais saudáveis. Funciona bem no comprimento, deixando o fio leve, macio e com brilho. Já nas pontas, o resultado é bem simbólico.

Então, imagino que em cabelos saudáveis e sem maiores exigências, a Rapunzel será autossuficiente como tratamento. 

Em fios que precisam de mais atenção para sossegar o ressecamento, camuflar danos e domar as cutículas, creio que a máscara precisará de companhia.

Dica sincera: experimente o leave-in Rapunzel. Para a extensão dos fios, acho ele melhor que a máscara.

Na realidade, desde que comprei o leave-in (que é super líquido e zero melequento ou pesado) fiquei viciada nele. Uso até mais de uma vez por dia. Aplicando nos cabelos secos, o efeito de hidratação é instantâneo.

  • É uma máscara leve, que não vai roubar o volume dos cabelos. Pode até adicionar um voluminho extra, dependendo da combinação de produtos que você usar.
  • Tem uma consistência intermediária. A máscara Lola Densidade, por exemplo (que também pode ser aplicada no couro cabeludo) é bem mais densa. Mas não se engane: a Rapunzel rende pra caramba!
  • Bem fácil de espalhar, adere aos fios rapidinho. Na hora do enxágue, também é prática. Não deixa sensação de resíduos — nem nos fios, nem no couro cabeludo.
  • Tem um bom poder condicionante. Só não a classificaria como a máscara mais desmaia fios da face da terra. 
  • Fiz uso contínuo da máscara por alguns dias (sim, gosto de desafiar as instruções das marcas). Ainda assim, ela não gerou efeito rebote, oleosidade ou incômodos ao couro cabeludo. Se a Lola indicasse a máscara Rapunzel para uso diário (tipo o condicionador da Nioxin), para mim, faria todo o sentido.
  • Nas instruções, tanto na embalagem do produto quanto no site da Lola, a recomendação é usar a máscara no comprimento e pontas. Só nas redes sociais da marca que vi a menção ao uso no couro cabeludo. Para mim, é justamente no couro cabeludo que a aplicação faz mais sentido. A performance nos fios é boa — mas nada que mereça um prêmio, sabe?
  • Sinto falta de um incremento no sensorial. O perfume é lindo e eleva a qualidade da experiência. Porém, cairia tão bem uma sensação de refrescância… Seria o auge!

Na ausência do shampoo da linha Rapunzel, fiz outras combinações. 

Testei com o cowash Comigo Ninguém Pode, com o shampoo sólido esfoliante Morte Súbita, com o shampoo Lola Ondulados, com o Densiage da Ducray… 

Em todas as situações, sucesso.

Considero que a máscara funciona como um complemento universal. Não briga com outras composições, nem sobrecarrega os fios. Também não discute com cremes de pentear, óleos ou leave-ins que você queira acrescentar à rotina.

Diria que se assemelha a um condicionador democrático e tratamentoso (já que está carregada de ativos).

Contudo, preciso fazer uma confissão.

O que mais me divertiu foi testar usos alternativos da máscara Rapunzel.

Que a Lola me perdoe, mas apostei no produto como tratamento pré-shampoo para o couro cabeludo — e também como cowash.

Antes que você me pergunte, não tenho “aval” para esses desvios-de-função. Apenas quis me cobaiar porque a textura, o comportamento e a composição da máscara me inspiraram o espírito da invencionice.

Também não fiz nada drástico. Foram usos ocasionais, só para saciar a curiosidade.

Como pré-shampoo, apliquei um pouco da máscara Rapunzel no couro cabeludo (foi bem fácil de espalhar) e fiz uma pausa de uma meia hora antes de ir para o banho. Minha ideia era deixar os ativos em contato com a pele por um tempo maior e hidratar a região.

Quando molhei os fios, a máscara não resistiu. Emulsionou sem problemas e, após o enxágue, deixou uma sensação de raiz limpa.

A sensação foi tão evidente que não vi necessidade de usar shampoo ou mesmo cowash depois. 

Lavo o cabelo todos os dias. Então, não foi uma grande ousadia de minha parte pagar para ver.

Mas o cabelo se manteve intacto, soltinho e feliz. 

E foi isso o que me encorajou a testar a máscara Rapunzel como cowash.

Se você vai utilizar cowashes com regularidade, o ideal é procurar por produtos que contenham agentes de limpeza (o que não é o caso da máscara Rapunzel). 

Porém, meu objetivo com a subversão do uso foi modesto. Apenas verificar se o resultado ficaria interessante. E ficou. De novo, cabelo leve, hidratado, sem oleosidade e livre de arrependimentos.

Se a Lola não me xingar, provavelmente será esse o uso que farei da máscara Rapunzel: como pré-shampoo de couro cabeludo e cowash (uma vez por semana), intercalando com rotinas de limpeza que incluam o shampoo. 

Resenha de fluido preenchedor, leave-in e redensificador da linha Eico PRO Força e Crescimento

EspieResenha Eico PRO Força e Crescimento (fluido preenchedor, redensificador e leave-in).

Água, Metossulfato de Behentrimônio, Álcool Cetoestarílico, PCA Sódico, L-Arginina, Extrato de Urtiga Dioica, Extrato de Arnica, Cafeína, Extrato de Alecrim, Extrato de Sálvia, Extrato de Jaborandi, Extrato de Guaraná, Cloreto de Cetrimônio, Cloreto de Behentrimônio, Ácido Láctico, Sodium Benzoate, Potassium Sorbate, Fragrância.

Site Lola

Na minha opinião, caso você esteja em busca de uma máscara super embelezadora, daquelas que transformam os fios na primeira aplicação, a Rapunzel não deveria ser sua primeira opção.

Mas, se o seu intuito é investir no crescimento dos fios, melhorar a saúde do couro cabeludo e recuperar a densidade capilar, aí a história muda.

Fiz uma pesquisa sobre os principais ingredientes da fórmula e seus potenciais efeitos. Dê uma olhada na lista abaixo e tire suas conclusões.

🔵 Arginina (L-Arginina)

  • Aminoácido essencial que ajuda na reconstrução e fortalecimento dos fios. 
  • Evita a queda e a quebra capilar.
  • Estimula a microcirculação, o que aumenta a nutrição do bulbo capilar e a troca de nutrientes entre a raiz e os fios.
  • Reduz a porosidade.

🔵 Extrato de Urtiga Dioica

  • Oferece uma dose rica de minerais e vitaminas.
  • Possui propriedades regeneradoras que permitem limpar, tonificar e fortalecer as fibras capilares
  • Regula o excesso de oleosidade no couro cabeludo.
  • Combate a caspa e a queda capilar.
  • Promove a oxigenação do bulbo capilar, o que permite que o cabelo cresça mais saudável, forte e com maior rapidez

🔵 Extrato de Arnica

  • Ajuda a aliviar irritações e infecções no couro cabeludo.
  • Limpa o excesso de óleo e sebo do couro cabeludo, proporcionando um brilho natural. 
  • Combate a caspa e a coceira. 

🔵 Cafeína

  • Quando utilizada em produtos capilares que são massageados no couro cabeludo, aumenta o fluxo sanguíneo, estimula os folículos capilares e auxilia no crescimento dos fios.
  • Contém flavonóides (antioxidantes) que protegem o cabelo e o couro cabeludo de danos ambientais, como os raios UV e a poluição.
  • Ajuda a reter a umidade e proporcionar cabelos hidratados, brilhantes e saudáveis.
  • Estimula a haste do cabelo, resultando em uma raiz mais saudável, ativa e longa, proporcionando um cabelo mais espesso e forte.

“Pesquisas indicam que apenas 2 minutos de aplicação são suficientes para que uma fórmula contendo cafeína penetre profundamente nos folículos. Também foi demonstrado que a cafeína pode permanecer nos folículos por até 48 horas, mesmo após a lavagem dos cabelos.”

Dr. Yoram Harth, dermatologista, em artigo do site MDhair.

🔵 Extrato de Alecrim

  • Melhora a circulação sanguínea no couro cabeludo.
  • Reduz a queda capilar.
  • Promove o crescimento de cabelos mais fortes, resistentes e longos.
  • Alivia irritações associadas a condições como psoríase e dermatite seborreica.

🔵 Extrato de Jaborandi

  • Contém pilocarpina, um composto que estimula o crescimento capilar ao ativar os folículos pilosos.
  • Fortalece as raízes do cabelo, reduzindo a queda capilar.
  • Contribui para a hidratação do couro cabeludo, evitando o ressecamento e a descamação.

🔵 Extrato de Guaraná

  • Tonifica o couro cabeludo, ajudando a manter um ambiente saudável para o crescimento do cabelo.
  • Melhora a elasticidade dos fios, amenizando a quebra.
  • Semelhante à cafeína, o guaraná estimula a circulação sanguínea no couro cabeludo, o que contribui para o crescimento do cabelo.
lola xapadinha resenha

Espie tambémResenha Lola Xapadinha — shampoo, máscara, leave-in e óleo com intenso efeito antifrizz.

Espero que essas informações te ajudem a decidir se, para você, vale a pena investir na máscara Rapunzel Lola.

E se você está à caça de produtos que deem uma animada no crescimento capilar, fica de olho aqui no blog. Estou compenetrada nesse objetivo e vou compartilhar meus melhores achados.

Aliás, te agradeço muuuuito se você tiver dicas para me contar! Escreve nos comentários ou manda um e-mail para mim!

▪️Resenha do Sérum Capilar Principia (avaliação após 30 dias de uso contínuo).

▪️16 dicas para engrossar cabelos finos e ralos (cuidados que contribuem para que os cabelos atinjam o máximo de volume, corpo e densidade). 

▪️Resenha da linha Força e Engrossamento Salon Line (são 6 produtos, com preços acessíveis, que realmente entregam resultados).

▪️Seleção de máscaras para cabelos finos ou afinados que adicionam corpo, volume, resistência e beleza aos fios.

▪️Modos de usar o SH-RD Protein Cream (se você quer salvar suas pontas, dê uma espiada neste post).

▪️32 produtos para cabelos finos e ralos (do pré-shampoo ao finalizador; do baratinho ao luxuoso — uma listona com itens que trazem felicidade capilar.

Crédito da imagem de capa: Freepik

2 Comments

  1. Isadora Marques

    O texto mais completo e perfeito de resenha sobre um produto que eu já vi. Nota mil❤️

    • outroseus

      Ô Isadora… assim você me deixa toda-boba 😊
      Muuuito obrigada pelo carinho e por sua visita aqui no blog!
      Abração bem querido pra você! 💙

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2024 outros eus

Theme by Anders NorenUp ↑