Depois do intensivo com a máscara Densifique Densité da Kérastase, resolvi buscar um pouco de sensatez e dar aos meus fios um tempinho de folga.
Ou seja, nada de super tratamentos durante uma semana. Só shampoo e condicionador.
Isso durante o banho, claro. Porque não me aguento e acho bem necessário cuidar das pontas (estou numa experiência incrível com SH-RD da NPPE, que eu conto outra hora).
Hoje foi o dia de usar Kerasys Volume Ampoule.
Índice
▪️Produtos usados na rotina capilar
▪️Relato da experiência (preâmbulo)
▪️Como usei os produtos da Kerasys Volume Ampoule
▪️Finalização com leave-in Uniq One L’Oréal e SH-RD NPPE
▪️Resultados da experiência capilar do dia
▪️Percepções, dicas e etceteras
▪️Nova experiência com a linha Volume Ampoule Kerasys (shampoo e condicionador)
Como participante do Programa de Associados da Amazon, sou remunerada pelas compras qualificadas efetuadas.
Produtos usados na rotina capilar
- Condicionador: Volume Ampoule Kerasys
- Shampoo: Volume Ampoule Kerasys
- Leave-in: Uniq One L’Oréal
- Tratamento de pontas: SH-RD NPPE
Relato da experiência (preâmbulo)
A ordem dos produtos, conforme indiquei acima, não está errada. Isso porque, hoje, fiz a lavagem reversa.
Como você pode ver, não apliquei pré-shampoo nem usei tratamento noturno, pois o uso do SH-RD junto com o Small Talk da Bed Head — que havia utilizado na rotina anterior — me deixou absolutamente segura de que não precisava adicionar nada aos fios para que dormissem confortavelmente.
Enfim, se não uso pré-shampoo, a técnica da lavagem reversa (usar o condicionador antes do shampoo) funciona que é uma maravilha.
E, como optei pela linha Volume Ampoule, sabia que os fios não careceriam de óleo.
Vejo esses produtos da Kerasys como altamente nutritivos — tanto que, geralmente, não alcanço o volume esperado com eles. Mas vamos manter a atenção ao “geralmente” aqui.
Sou bem apaixonada por Kerasys e tenho experiências muito felizes com os produtos da marca. Por isso, fiquei obcecada com os itens da Volume Ampoule e não sosseguei até conseguir comprá-los.
Tenho os produtos há um bom tempo e, infelizmente, fiquei um tanto decepcionada com os efeitos nos meus fios.
Depois de assistir várias resenhas sobre eles, esperava um encontro fantástico — digno de Kerasys e ideal para meus cabelos finos.
Porém, os resultados espetaculares não aconteceram.
Tudo bem, isso é normal. Compatibilidade é loteria. Mas que dá uma tristeza, dá.
Por outro lado, devo esclarecer que sou insistente. Uma vez que o dinheiro tenha voado do meu bolso, não importa se o produto é barato ou caro, faço de tudo para me acertar com ele.
Às vezes, é uma questão de “timing”. Ajustes. Combinações.
Acontece que, depois de usar a máscara Kérastase Densifique Densité por dias consecutivos, fui surpreendida com um resultado além-da-imaginação.
Preciso, inclusive, adicionar esse plot twist aos meus relatos de experiência com a Densité.
Assim que pausei o uso da máscara, absolutamente TUDO que usei nos meus cabelos passou a ter um desempenho ultra superior.
Parece que a Densité colocou meus fios no eixo.
Difícil explicar. É como se tivesse alimentado meus fios com exatamente aquilo de que precisavam e, em troca, eles agradeceram silenciando a porosidade e brindando saúde.
Bom, nessas circunstâncias, será que a Volume Ampoule entregaria o ouro? Resolvi descobrir.
Como usei os produtos da Kerasys Volume Ampoule
Você pode considerar o condicionador um tratamento-estilo-máscara. Mas não vejo assim e, portanto, não o uso nessa função (até tentei, mas achei que pesou um tantinho a mais).
Na rotina capilar de hoje, justamente por saber que o condicionador Volume Ampoule tem uma pegada bem nutritiva (ao menos para mim), pensei em aplicá-lo antes do shampoo. Desse modo, não correria o risco de sobrecarregar os fios.
Características do Volume Ampoule Treatment:
▪️Cria uma película que envolve a fibra capilar.
▪️Com proteína de soja, colágeno e queratina.
Com os cabelos bem encharcados, apliquei menos de um pump do condicionador, concentrando o produto nas partes mais danificadas.
Enluvei bonitinho e com calma, levando as mãos com restinho de produto até próximo às raízes.
Penteei os cabelos com os dedos, desfazendo qualquer nó.
Com os fios desmaiadíssimos e reluzentes (tanto o shampoo quanto o condicionador doam muito brilho, desde o momento da aplicação), passei também o pente de dentes largos.
O tratamento estava bem fixo nos fios, como se tivesse passado um óleo — note que não espremi a água antes de aplicar o condicionador.
Sem enxaguar, fui para o shampoo.
Inclinei a cabeça para frente, começando a aplicação pela nuca.
O shampoo é lindo, parece uma pérola derretida.
Cremoso, faz uma espuma divina.
E verdade seja dita: assim como todos os shampoos da Kerasys que já tive o prazer de usar, limpa sem maltratar os fios — e ainda ajuda a manter a cor no lugar.
Outros shampoos Kerasys fantásticos para cabelos finos:
▪️Dong Ui Red Ginseng
▪️Repairing
▪️Coconut Oil
▪️Deep Cleansing
Puxei a espuma (super consistente) para o comprimento e massageei os fios, até sentir que o condicionador continuava presente, mas de forma mais equilibrada.
Enxaguei bastante e, como o cabelo estava totalmente sedoso, não achei necessário aplicar condicionador para finalizar — na lavagem reversa, se noto qualquer aspereza após enxaguar o shampoo, passo uma “ervilha” de condicionador onde a textura pede.
O sensorial, nessa hora, era de cabelo macio, com as raízes leves e volume farto. Fiquei animada.
Finalização com leave-in Uniq One L’Oréal e SH-RD NPPE
Gosto de usar o SHRD junto com algum outro cosmético mais oleoso. Esse tipo de combinação deixa as pontas lindas. Elas ficam encorpadas, sem nós, com brilho.
Mas hoje, considerando o efeito nutritivo da Volume Ampoule, quis fazer o teste com um de meus leave-ins favoritos, o Uniq One — que é mais hidratante e reconstrutor.
Apliquei primeiro o leave-in (apenas no comprimento abaixo do queixo).
Depois, lambuzando minimamente o dedo no pote de SH-RD (tem que usar pouco!), na palma da mão, dei mais uma borrifada do Uniq One e misturei com o SH-RD. Aí apliquei essa misturinha apenas nas pontas mesmo.
Deixei os cabelos secarem um pouco ao natural e, por fim, usei o secador (na velocidade e temperatura média).
Resultados da experiência capilar do dia
Não fiz a rotina de hoje pensando em escrever sobre ela. Era só um teste, sem pretensões ou ilusões.
Mas os resultados foram alarmantes.
Sim, a Volume Ampoule ACONTECEU.
Cabelo encorpado, leve, com volume cheio (daqueles que dão afeito Cinderela de densidade no ápice).
As pontas ficaram tão cheias e saudáveis quanto às demais partes do cabelo. Parece que acabei de fazer um corte.
Zero frizz e brilho real.
Fiquei (e estou) tão impressionada que já pretendo repetir a experiência amanhã (possivelmente, sem a lavagem reversa, para fazer o teste no nível hard).
No momento, só quero agradecer a Kerasys Volume Ampoule pela graça alcançada.
E também pedir desculpas à Densifique Densité da Kérastase, por ter demorado a entender sua mágica.
Percepções, dicas e etceteras
- Se você tem cabelos finos e um condicionador não deu muito certo para você, experimente usá-lo no método da lavagem reversa.
- Deixe os cabelos bem úmidos ao finalizar os cabelos finos, ressecados e/ou quebradiços.
- Tente usar condicionadores ou máscaras muito potentes sem retirar o excesso d’água com a toalha. Eventualmente, pode funcionar melhor.
- Em função da carga nutritiva do condicionador Volume Ampoule, arrisco dizer que pessoas de cabelos finos e cacheados vão chegar ao Éden com ele.
Para quem gosta de xeretar a composição de cosméticos, segue a lista completa de ingredientes do shampoo e do condicionador Volume Ampoule:
Ingredientes do shampoo Volume Ampoule Kerasys
Água Purificada, Sodium Laureth Sulfate, Cocamidopropyl Betaine, Sodium Cocoyl Alaninate, Dimethicone, Collagen, Hydrolyzed Soy Protein, Dodecenyl Oleyl Succinmide, Sodium Cocoamphoacetate, Amodimeticone, Lauryl Hydroxoxystaine, Sodium Laureth-6 Carboxylate, Citric Acid, Cocamide Mi, Guahydroxypropyltrimonium Cloreto, Trihydroxystearin , Diestearato de Glicol, Laureth-10, Logofito de Flúor Sintético, Dióxido de Titânio, Álcool Cetílico, Propileno Glicol, Butileno Glicol, Pantenol, Cloreto de Cetrimônio, Claride de Amônio, Benzoato de Sódio, Fragrância, Hidroxicitronelal, Benz Isalicilato, Butilfenilmetil Propional, Benzil Benzoat Hexilcinamal, Limoneno , Alfaisometilionona
Ingredientes de Volume Ampoule Treatment
Água Purificada, Álcool Cetearil, Álcool Estearílico, Ciclopentasil Oxano, Cloreto de Behentrimônio, Dimeticona, Colágeno, Proteína de Soja Hidrolisada, Dodeceniloleil Succinamida, Cloreto de Ceteadimonium, Carbonato de Dicaprilila, Álcool Isopropílico, Álcool Benzílico, Amodimeticona, Proplen Glicol, Álcool Cetílico, Ceteareth-20, Metossulfato de behentrimônio, éter etílico de pantenil, lactato de potássio, hidroxipropiltrimônio, proteína de trigo hidrolisada, extrato de escala de lírio madonna, ácido lático, queratina, queratina hidrolisada, butileno glicol, pantenol, cloreto de cetrimônio, fragrância, hidroxicitroneilai, salicilato de benzila, cumarina, butilfenilmetilpropional, linalol, Benzyl Benzoate, Citronelol, Hexylcinnamal, Limonene, Alpha-isomethylionone
Segundo dia de uso da linha Volume Ampoule (shampoo + condicionador)
Decidi insistir. Me certificar de que o resultado de ontem não foi um feliz acidente.
Produtos usados na rotina capilar do dia
- Shampoo: Volume Ampoule Kerasys
- Condicionador: Volume Ampoule Kerasys
- Finalização: leave-in Dercos Kera Solutions Vichy + SH-RD NPPE
Passo a passo do ritual de haircare
Com muita aflição no coração, optei por pular a etapa de pré-shampoo.
Estava doida para aplicar umas gotinhas de óleo vegetal nas pontas (só por garantia) ou mesmo outro pré-poo específico (pensei no Inoar Meu Cacho Meu Crush), mas segurei a mão.
Não sou uma pessoa de “day after”, pois lavo os cabelos todos os dias (salvo raríssimas exceções).
Mas preciso dizer que o day after resultante da rotina de ontem prometia.
Os cabelos estavam ainda mais bonitos, com mais volume e projeção de ondas.
Toda a textura do cabelo (incluindo as partes mais sofridas) estava uniforme. Passando os dedos nos fios, não senti qualquer aspereza.
À noite, antes de dormir, tive o mesmo sensorial. Tanto que evitei qualquer tratamento noturno (gosto de aplicar um pouco de óleo capilar — ou óleo vegetal puro — onde percebo ressecamento).
Se os cabelos estavam tão maravilhosos, por que aplicar pré-shampoo?
A questão é que a disciplina com o pré-poo operou milagres em meus fios.
Não quero retroceder nas melhoras significativas que percebi. Pra que contrariar meus voluntariosos cabelos quando eles parecem tão felizes?
Então, tentando encontrar um meio-termo (e não interferir no resultado da Volume Ampoule), fiz o seguinte: aplique um pump de condicionador (o Volume Ampoule mesmo) nos cabelos molhados, exatamente como fiz ontem.
Poderia chamar de lavagem reversa, mas como a prática do dia foi diferente, vamos nomear de “pré-shampoo no chuveiro”.
Caprichei no enluvamento e, para finalizar, passei o pente de dentes largos.
Sem enxaguar o condicionador, apliquei o shampoo.
Novamente, aquela sensação de carinho com os fios.
O shampoo Volume Ampoule, tal como outros shampoos da Kerasys, traz uma espuma abundante, cremosa, que desliza nos fios.
Depois do enxágue, passei os dedos da raiz às pontas. Senti o couro cabeludo bem limpo e os fios sedosos, nutridos.
É até estranho, mas nas raízes a percepção era de que havia usado um shampoo de limpeza potente. Nenhum vestígio de oleosidade.
Como tenho cabelos muito finos, é normal que o uso de shampoo cause algum emaranhamento. Porém, ao utilizar shampoos da Kerasys, o problema nunca acontece. E, mais uma vez, não foi diferente com o Volume Ampoule.
Bom, o próximo passo do plano era aplicar o condicionador, agora na sua devida função.
Retirei um pouco do excesso de água (com as mãos mesmo) e espalhei um pump do Volume Ampoule — das pontas até a metade do comprimento.
Enluvei, fiz rolinhos com cabelo (à lá Kérastase) e deixei em pausa, enquanto concluía meu banho.
Antes de enxaguar, apertei os rolinhos algumas vezes (método pulsing) e, depois, passei o pente de dentes largos.
Os cabelos estavam no auge do derretimento.
O enxágue foi fácil, sem sensação de vestígios ou acúmulo de produto.
Porém, ao contrário de ontem — quando senti meus cabelos cheios e fofos — a sensação (pós-enxágue) foi de ausência de volume. Os fios pareciam bem “escorridos”.
Havia um peso, que atribuo à nutrição, com tato impecável de cutículas seladas.
Mas o prenúncio de volume, que constatei ontem assim que encerrei o banho, não estava presente.
Temi a frustração.
Finalização com leave-in Vichy Dercos Kera Solutions + SH-RD NPPE
Acho que já falei que minha combinação preferida para cuidar das pontas tem sido o SH-RD com um óleo capilar.
A soma do concentrado de proteína com uma dose “lipídica” deixa as partes mais afinadas e ressecadas do meu cabelo com cara de corte-em-dia.
Fiquei tentadíssima a usar o SH-RD com o óleo da L’Anza hoje.
Mudei de ideia e apostei no Dercos Kera Solutions.
Nem foi tanto por receio de provocar uma overdose nutritiva. A razão verdadeira é que estou testando o SH-RD com diferentes produtos. E o Dercos, específico para reparar pontas, andava aguardando sua vez.
▪️Leave-in reparador de pontas.
▪️Sela as cutículas.
▪️Reduz os danos no 1o uso.
▪️Ação antifrizz e antiumidade por até 48 horas.
▪️Reduz a quebra e as pontas duplas.
Sempre com os cabelos bem úmidos, aplico o leave-in. Só no comprimento abaixo do lóbulo da orelha.
Depois, toco a ponta do dedo no pote de SH-RD, para pegar uma quantidade mínima de produto.
Na palma da mão, misturo o creme de proteína com uma quantidade extra de leave-in (hoje foi o Dercos, mas faço o mesmo com outros produtos).
Aí me concentro exclusivamente nas pontas e, com os dedos, vou distribuindo a mistura, até que todas as pontas tenham sido devidamente atendidas.
Pausa para deixar os cabelos secarem ao natural, ao menos parcialmente, enquanto sigo cuidando da vida.
Como está frio e úmido, o cabelo demora mais a secar. Ainda assim, adio o secador até o limite (preciso conciliar com minha realidade de tempo).
Essa coisa e adiar o uso do secador (e só usá-lo quando necessário) é uma dica repetida por vários profissionais. Quem tem cabelos finos costuma perder volume ao aplicar muito calor aos fios.
Além disso, tenho cabelos finos e ralos (não gosto de usar essa expressão, parece que os desmereço). Isso significa que não sou daqueles seres abençoados com abundância de fios e, por consequência, meu cabelo seca relativamente rápido.
Ou seja, seguir a dica de “economizar” no secador não chega a ser um problema.
Mas se você não tem paciência para esperar uma prévia secagem ao natural, não abandone o protetor térmico.
Mesmo no caso da linha Volume Ampoule (que reveste os fios com uma película protetora), é bom se precaver e evitar danos térmicos, pois as altas temperaturas acabam afinando ainda mais os fios.
Resultados do 2o dia de uso do shampoo e condicionador Volume Ampoule
Como acabei de mencionar, meu cabelo tem densidade reduzida (fica melhor assim?).
Então, para o volume parecer farto, é preciso alguma alguma feitiçaria.
Enquanto passava o secador, na temperatura morna (uso os dedos para ir penteando e puxando as raízes para cima) fui percebendo a nova revelação da Volume Ampoule.
Percepção de dobro de cabelo? Temos.
Leveza e maciez? Temos.
Brilho infinito? Temos — e muito!
As pontas, igualmente, parecem satisfeitas com os cuidados que receberam.
Minha dúvida é: por que, afinal, a Volume Ampoule não havia apresentado esses resultados até então?
Além de atribuir ao tratamento intensivo com a máscara Densté da Kérastase uma nova condição para os meus fios, acredito que mudanças de hábitos estão surtindo efeitos.
Com os tratamentos e cuidados certos, adaptados às características dos meus fios (não apenas em relação à espessura, mas também a outras necessidades, como controle da porosidade e maior nutrição), aos poucos noto que o desempenho de uma série de produtos tem me agradado mais.
Me parece semelhante com o que acontece com skincare: não adianta investir em produtos caríssimos para resolver este ou aquele incômodo enquanto a pele não estiver equilibrada, devidamente hidratada e íntegra.
Ainda que cosméticos capilares não renovem verdadeiramente os fios, a manutenção dos cuidados tende a ter um efeito cumulativo.
Sim, as partes danificadas ganham maquiagem temporária (a redenção absoluta, até onde me consta, é uma impossibilidade).
Porém, onde o cabelo está mais saudável (menos exposto a agressões químicas e físicas) — e em especial nas raízes e couro cabeludo — os investimentos em haircare garantem maior longevidade e beleza aos fios.
Não sei quanto a você, mas para mim, rotina capilar é momento de felicidade íntima. Então, estou sempre pesquisando novas técnicas, produtos, ingredientes, faço experimentos — e estendo esse prazer brincante aos textos que escrevo por aqui.
Espero, de verdade, que você me leia em tom de conversa. E que a gente possa continuar o papo, em próximos posts!
Deixe um comentário